ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Surto: exame descarta raiva humana em adolescente de 13 anos

Lidiane Kober | 09/05/2015 11:24

Exame, realizado em adolescente de 13 anos, descartou nova vítima de raixa humana em Mato Grosso do Sul. Atacada por um cachorro de rua em novembro, a menina estava sendo monitorada pela Secretaria de Saúde de Corumbá.

Segundo reportagem do Diário Corumbaense, ela chegou a tomar duas das cinco doses da vacina profilática humana, mas abandonou o tratamento. O caso só voltou a gerar alerta após a família buscar por atendimento no final de abril, depois que a garota começou a sentir coceira no local da mordida.

Desde março, Corumbá vive surto da doença e registrou 26 casos da raiva animal, além de um caso humano. O paciente, de 38 anos, segue em tratamento em Campo Grande.

Depois de vacinar mais de 22,5 mil cães e gatos, esta semana, as equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) iniciaram a fase de "recuperação" para chegar até os animais que ainda não receberam a dose da vacina. O CCZ também está realizando a imunização na sede, localizada no bairro Guanã, das 07 às 17 horas, inclusive nos fins de semana.

Aos proprietários de cães e gatos é reforçado o pedido para que mantenham os animais em casa. Os que estão sendo encontrados nas ruas são recolhidos e levados ao CCZ, onde permanecem durante três dias. Após o prazo, se o proprietário não aparecer, é feita a eutanásia, procedimento preconizado pelo Ministério da Saúde.

Nos siga no Google Notícias