A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 25 de Fevereiro de 2017

27/10/2016 10:38

SUS incorpora medicamento para tratar fibrose cística

Paula Laboissière, da Agência Brasil

 

Portaria do Ministério da Saúde, publicada hoje (27) no Diário Oficial da União, torna pública a decisão de incorporar a tobramicina inalatória para o tratamento de infecção crônica das vias aéreas em pacientes com fibrose cística.

De acordo com o texto, o relatório de recomendação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) sobre o medicamento será disponibilizado no endereço eletrônico http://conitec.gov.br/. A portaria entra em vigor hoje.

A doença

De acordo com a Sociedade Brasileira de Assistência à Mucoviscidose, a fibrose cística é uma doença genética, crônica, que afeta principalmente os pulmões, o pâncreas e o sistema digestivo. Atinge cerca de 70 mil pessoas em todo mundo e é a doença genética grave mais comum da infância.

Um gene defeituoso e a proteína produzida por ele fazem com que o corpo produza muco de 30 a 60 vezes mais espesso que o usual. Esse muco espesso leva ao acúmulo de bactéria e germes nas vias respiratórias, podendo causar inchaço, inflamações e infecções como pneumonia e bronquite, trazendo danos aos pulmões.

Os sintomas da fibrose cística variam de pessoa para pessoa, mas os mais comuns são:

- pele de sabor muito salgada;

- tosse persistente, muitas vezes com catarro;

- infecções pulmonares frequentes, como pneumonia e bronquite;

- chiados no peito ou falta de fôlego;

- baixo crescimento ou ganho de peso, apesar de bom apetite;

- fezes volumosas e gordurosas e dificuldade no movimento intestinal (poucas idas ao banheiro);

- surgimento de pólipos nasais.

Ainda segundo a entidade, antigamente, crianças afetadas pela fibrose cística mal chegavam à idade de completar a escola primária. Atualmente, o diagnóstico precoce e o tratamento correto aumentam a expectativa e a qualidade de vida de crianças e adultos acometidos pela doença.

 

Acumulada, Mega-Sena pode pagar R$ 30 milhões na noite deste sábado
A Mega-Sena pode pagar R$ 30 milhões para o apostador que acertar os seis números da sorte do concurso que será realizado na noite deste sábado (25),...
Inscrições para bolsas de auxílio parmanência da UEMS seguem abertas
Continuam abertas até o próximo dia 10 o prazo de inscrições para participação da seleção de estudantes da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso...
Procuradoria do Estado recebe candidaturas para eleição de nova chefia
Foi aberto pela PGE-MS (Procuradoria-Geral de Mato Grosso do Sul) na quarta-feira (22) o procedimento de eleição para corregedor-geral e corregedor-g...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions