ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Talão eletrônico aumenta número de autuações no trânsito

Redação | 19/07/2010 10:21

O número de auto de infrações emitidos pela Ciptran (Companhia Independente de Polícia de Trânsito) aumentou após a implantação dos talões eletrônicos, em uso desde 13 de maio.

O talão é capaz de verificar não só infrações de trânsito e eventuais faltas de pagamento de tributos, mas ficha criminal do motorista abordado.

No mês de abril, as autuações chegaram a 2.546. Em maio, o número subiu para 3.214, sendo que, praticamente, o talão foi usado em apenas 15 dias. Em junho, quando seu uso estava consolidado, as infrações registradas foram de 3.640, um aumento de 42,9% em relação ao mês de abril.

O talão eletrônico é um PDA (Personal Digital Assistants), espécie de computador de dimensões, interligado com o SIGO (Sistema Integrado de Gestão Operacional) e com a rede Infoseg, que reúne informações de segurança pública dos órgãos de fiscalização do Brasil.

Desta forma, o agente de trânsito pode saber imediatamente, durante a abordagem, se o motorista deixou de pagar o licenciamento do veículo, o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), se tem passagens pela Polícia e até se o veículo é roubado, ou se existe mandado de prisão em aberto. O mesmo sistema já é utilizado pela Polícia Rodoviária Federal.

Por enquanto, a Ciptran possui 25 aparelhos. Além de facilitar o serviço de verificação, o aparelho também desafoga a rede rádio da polícia, já que não é necessário checar os antecedentes e outros dados do motorista pela central.

Agetran

Nos siga no Google Notícias