ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Também sem sangue, Dourados pede bolsas à Capital

Redação | 18/07/2009 09:43

Nos últimos dois meses o Hemocentro de Dourados pediu 100 bolsas de sangue ao Hemosul da Capital, porque também está sem estoque, segundo matéria publicada pelo site Dourados News. A situação mostra que o problema tem proporção ainda maior, uma vez que em Campo Grande o estoque é o mais baixo dos últimos 10 anos.

Em Dourados, de acordo com a assistente social, Rosa Fernandes, o déficit no banco de sangue vem ocorrendo por conta do elevado número de cirurgias cardíacas e endoscopias que deixam inaptos os doadores durante um ano.

O inverno também contribui para a escassez. Ela calcula que nos últimos dias, as doações já caíram cerca de 30%. "De 14 bolsas disponíveis do tipo O, o hemocentro passou a contar com apenas cinco", conta. Dourados atende outros 20 municípios. Campo Grande é responsável por mais 25.

Em Dourados algumas cirurgias já estão sendo remarcadas e o coordenador da Hemorede, Osnei Okumoto, afirmou que a falta de sangue pode comprometer as cirurgias eletivas também na Capital.

Em Dourados o hemocentro fica anexo ao PAM (Pronto Atendimento Médico), na Vila Industrial. Os telefones para contato são os: (67) 3424-4192 e 3424-0400.

Nos siga no Google Notícias