ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

TC acha legal pregão da prefeitura suspenso pela Justiça

Redação | 22/07/2009 13:03

Em decisão singular, o conselheiro do TCE (Tribunal de Contas do Estado), Paulo Roberto Capiberibe Saldanha, não aceitou a denúncia feita pela empresa Osshiro & Procópio Ltda de irregularidades no pregão presencial 103/2009, da Prefeitura Municipal de Campo Grande. O certame visa aquisição de software para a implantação de sistema integrado de administração tributária, orçado em R$ 3,2 milhões.

A empresa alegou ilegalidade da adoção da modalidade pregão, violação do limite das exigências de documentos para fins de habilitação, exigência de requisitos técnicos subjetivos e existência de exigências restritivas à participação de licitantes.

O Ministério Público Especial junto ao TCE opinou pela improcedência da denúncia. O conselheiro determinou o arquivamento, porque considerou o trâmite da prefeitura legal.

"A modalidade de licitação eleita (pregão) mostra-se adequada, inexistindo, a meu sentir, qualquer ilegalidade quanto à sua adoção", justificou Saldanha, sobre a modalidade.

"Quanto a fase de habilitação da licitação, esta busca selecionar candidatos com o intuito de que estes possam comprovar sua real condição de participação no certame, pois a administração deve ter a garantia de que seu objeto será executado da melhor maneira possível", destacou, sobre as exigências que estariam limitando a concorrência.

"Veja-se que o critério da competitividade (ampla participação), suscitado pela parte impugnante, é aferido dentro do nível técnico de cada empresa e não entre o universo de empresas que atuam no mesmo ramo", esclareceu o conselheiro.

Suspensa

Nos siga no Google Notícias