ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

TCE inaugura Centro Infantil com 64 vagas para filhos de servidores

Leonardo Rocha | 18/08/2014 11:46
Centro de Educação Infantil irá atender filhos dos servidores do TCE (Foto: Marcos Ermínio)
Centro de Educação Infantil irá atender filhos dos servidores do TCE (Foto: Marcos Ermínio)
Presidente do Tribunal ressaltou que projeto teve o apoio dos conselheiros e irá beneficiar funcionários (Foto: Marcos Ermínio)
Presidente do Tribunal ressaltou que projeto teve o apoio dos conselheiros e irá beneficiar funcionários (Foto: Marcos Ermínio)

O Centro de Educação Infantil do TCE (Tribunal de Contas do Estado) "Professora Maria Constança Barros Machado" irá dispor de 64 vagas para crianças de 4 meses até 5 anos de idade, destinado aos filhos de servidores da corte. O local foi inaugurado hoje (18), com a presença de autoridades, conselheiros e funcionários da instituição.

O Centro possui 604,09 metros quadrados, com espaço administrativo, de serviços e pedagógico, em um projeto da arquiteta Ana Maria de Almeida, que foi apresentado em maio de 2013. "A intenção era desenvolver o projeto arquitetônico voltado para sustentabilidade, com qualidade para o atendimento às crianças, uma evolução no TCE", explicou Sahib.

O espaço pedagógico terá sala multiuso, com TV/Cinema, teatro, sala de leitura e brinquedoteca. Já o pátio irá dispor de refeitório, escovódromo, espaço de artes e horta, em um espaço de 145,05 metros quadrados. O Centro com custo avaliado em aproximadamente R$ 5 milhões, terá neste início 22 funcionários, com atendimento das 12h às 18h.

As atividades irão se dividir em cinco grupos. O berçário irá atender crianças de 4 meses a 2 anos, o grupo I fica com crianças de 2 anos em diante, já o grupo II é para 3 anos, grupo III atende as crianças de 4 anos e o IV aos de 5 anos de idade.

O presidente do Tribunal, o conselheiro Cícero de Souza, ressaltou que esta contribuição se trata de um primeiro passo para educação e que deveria ser seguido de exemplo por outras instituições e poderes no país a fora. "Desde pequenos as crianças terão ensinamentos pedagógicos importantes, elas começam a vir para cá, firmando sua personalidade, para depois irem para escola".

Sobre o projeto, Cícero elogiou a equipe de engenharia que entregou a obra no prazo previsto, assim como os conselheiros que desde o início apoiaram a ideia e as ações propostas pela presidência. "Nunca faltou apoio, mais uma etapa realizada com sucesso, os funcionários poderão trazer seus filhos que terão uma equipe preparada para atendê-los".

A secretária estadual de Educação, Maria Nilene Badeca, afirmou que esta iniciativa demonstra a preocupação da instituição com seus funcionários, dispondo de um local adequado, com conforto e segurança para seus filhos. "É muito importante para o desenvolvimento da criança ter este estímulo pedagógico desde pequena".

Ela apontou que o centro de educação infantil, no Parque dos Poderes, aberto para filhos de servidores estaduais que trabalham no local, está com lotação máxima de 340 vagas, e que outros locais deveriam seguir o exemplo do TCE. "Seis crianças de lá serão transferidas para este espaço, outras (instituições) deveriam fazer o mesmo".

Beneficiados - A chefe da divisão pedagógica da Escoex ( Escola Superior de Controle Externo), Serley dos Santos Silva, irá levar seu filho de 1 ano e 11 meses para o local, sendo seu primeiro momento escolar.

"Este Centro foi um sonho realizado de todos os servidores, ação grandiosa da atual gestão, que materializou um projeto, colocando em prática. Este vai contribuir de forma significativa, irá nos deixar mais próximos de nossos filhos", destacou ela.

O auditor estadual de controle externo, Paulo César Carstens Mendonça, ponderou que este projeto atendeu os anseios dos funcionários, que irá dispor de um local adequado para cuidar de seus filhos. "Tenho filho de 1 ano e oito meses e uma menina de 3 anos e 9 meses, estou contente com este projeto que se concretizou".

Homenagem - O CEITC (Centro de Educação Infantil do Tribunal de Contas) leva o nome da professora Maria Constança Barros Machado. Para concretizar esta homenagem, participaram da inauguração seus familiares, que levaram uma mensagem de incentivo a educação.

"Se ela estivesse aqui recitaria alguns versos e diria que esta creche é um tijolo que faltava nesta construção, e o que mais importa são as crianças, assim como as pessoas que precisam cuidar delas com muito zelo. Os pais precisam em suas casas inserir os valores positivos e a escola ser apenas o complemento", relatou Maria Walesca de Barros Machado, neta de Maria Constança Machado.

Ela ressaltou que sua avó contribuiu muito com a educação das crianças menos favorecidas, nas escolas públicas, e que ficou satisfeita com esta homenagem. "Já conhecíamos o projeto e recebemos o convite na semana passada, estamos felizes de estar aqui".

O presidente do Tribunal também lembrou de Maria Constança, que foi sua diretora, como uma educadora que saiu de família humilde, mas de lutas e conquistas neste setor. "Ela fez o curso de normalista em Cuiabá, depois veio para Campo Grande, onde contribuiu muito para educação do Estado, uma pessoa maravilhosa".

Cícero ainda ressaltou que ela trouxe uma metodologia moderna, rigorosa, deixando um legado para Capital. "Sua dinâmica e dedicação fazem parte da nossa história".

Serley dos Santos afirmou que este projeto é a realização de um sonho (Foto: Marcos Ermínio)
Serley dos Santos afirmou que este projeto é a realização de um sonho (Foto: Marcos Ermínio)
Paulo César Carstens irá matricular dois filhos no local, ele elogia a iniciativa do Tribunal (Foto: Marcos Ermínio)
Paulo César Carstens irá matricular dois filhos no local, ele elogia a iniciativa do Tribunal (Foto: Marcos Ermínio)
Nos siga no Google Notícias