ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

TCU veta detector de armas químicas em prisões federais

Redação | 18/06/2010 16:18

A instalação de detectores de armas químicas nos quatro presídios federais do País, que já tiveram início, orçadas em R$ 4 milhões, não poderão prosseguir por falta de respaldo científico.

Reportagem publicada na Folha de São Paulo, dá conta de que o processo foi barrado pelo TCU (Tribunal de Contas da União), após verificar que o Ministério da Justiça justificou a compra com textos de professores, de 1991, e copiados da internet.

Os textos, que não estão relacionados a presídios, teriam sido editados por estagiários, sem autorização dos pesquisadores. A professora Maria Regina Alcântara, da USP, cujo trabalho foi usado pelo ministério, endossa a decisão do TCU. "Em momento nenhum o trabalho se refere a uma possível entrada de armas químicas em presídio."

Os detectores identificam substâncias químicas nas roupas ou em recipientes e rastreiam explosivos e drogas.

Ainda de acordo com a reportagem, seis aparelhos comprados, a partir de 2006, estão em uso. O ministério alega que a periculosidade dos presos justifica os equipamentos, citando como exemplos dois que estão em Campo Grande: o narcotraficante Fernandinho Beira-Mar e o libanês Farouk Omairi, suspeito de participar de atentado terrorista na Argentina.

Nos siga no Google Notícias