ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Cidades

Temporada retirou mais de 158 toneladas de pescado em MS

Redação | 04/11/2010 16:22

A temporada de pesca que termina hoje, (04) retirou quase 160 toneladas de pescado dos rios da região do Pantanal de Corumbá e Ladário. Saíram do estoque pesqueiro mais de 157 mil quilos de peixes. Acrescentada a quantidade apreendida até 31 de outubro, o estoque pesqueiro foi reduzido em 158,7 toneladas este ano, segundo informação da PMA (Companhia da Polícia Militar Ambiental).

Durante os oito meses que a pesca ficou aberta na bacia do rio Paraguai, pescadores profissionais e amadores retiraram 157.309 quilos de peixes, regularmente vistoriados pela PMA local. A pesca amadora foi responsável pela quantidade maior 93.792 quilos de pescado. A pesca profissional retirou 63.517 quilos dos rios pantaneiros. A Polícia ambiental corumbaense ainda aprendeu 1.407 quilos de pescado capturados irregularmente.

Houve redução de quase 11% no volume de retirada de pescado em comparação com a temporada passada.

"Nossa avaliação é que a comunidade está mais consciente. Os próprios pescadores profissionais têm nos ajudado. Temos também, trabalhado com muitas fontes de informação. A própria comunidade nos auxilia bastante, mas trabalhamos com serviço de inteligência para levantamentos de locais e de possíveis infratores. Tivemos um bom número de pessoas multadas; presas, inclusive com apreensão de armas", declarou o comandante da PMA, major Waldir Ribeiro Acosta.

Houve ainda a apreensão de 306 metros de rede de pesca; cinco molinetes; seis tarrafas; três canoas de madeira; uma chalana de madeira; um barco de alumínio; uma lancha pesqueira e um motor de 25hp. Para a delegacia, foram encaminhadas 53 pessoas.

Multas - Durante o período 1º de janeiro a 31 de outubro, foram aplicados R$ 771.550 em multas pela PMA. Foram aprendidos 201 quilos de carne de animais silvestres (entre porco monteiro; jacaré e veado); quatro unidades de peles de veado. Também foram contabilizados apreensões de 261 munições dos mais variados calibres; 22 armas de fogo, sendo 12 de cano longo e 10 revólveres. Os policiais ambientais ainda apreenderam 44 metros cúbicos de madeira. Inclui nessa lista espécies de piúva; carandá; aroeira; angico; cambará; além de lenhas diversas.(Informações do site Diário Online)

Nos siga no Google Notícias