ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Cidades

Terenas montam acampamento e preparam terra em fazenda de Aquidauana

Nadyenka Castro, Aliny Mary Dias e Paula Maciulevicius | 03/06/2013 14:17
Fazendeiro e família deixaram a propriedade rural no sábado (1º). (Foto: Marcos Ermínio)
Fazendeiro e família deixaram a propriedade rural no sábado (1º). (Foto: Marcos Ermínio)

Os indígenas que invadiram a fazenda Esperança na sexta-feira (31), já montaram acampamento no local e preparam a terra para plantio. Eles deram nome à área de Aldeia Esperança.

De acordo com Luiz Henrique Eloy, advogado do Cimi (Conselho Indigenista Missionário), dos cerca de mil índios que entraram na propriedade rural, ontem (domingo) havia 350. Eles utilizam três tratores para arar a terra e não mexem na sede, que é vigiada por guardas. “Eles não têm interesse na casa, só na terra”, afirmou o indigenista.

Os índios que estão na fazenda Esperança vieram das aldeias Taunay, Ipegue, Colônia Nova, Água Branca, Imbirussu. Bananal e Lagoinha. No total, estima-se que vivam naquela região entre 7 mil e 9 mil indígenas. A fazenda tem 4,6 mil hectares e cerca de 1,5 mil cabeças de gado Nelore.

Após a invasão, eles deram prazo para o fazendeiro e a família deixarem o local, o que aconteceu na manhã de sábado. O produtor rural, Nilton Carvalho da Silva Filho considerou a saída dele uma vitória dos índios.

Nos siga no Google Notícias