ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Teste físico de concursos estaduais deve ser gravado a partir de agora

Virou lei a proposta que pode servir de prova para candidatos que recorrerem de resultado

Mayara Bueno | 22/11/2016 09:27

Virou lei a filmagem de testes físicos nos concursos públicos de Mato Grosso do Sul. A proposta foi aprovada na Assembleia Legislativa e, nesta terça-feira (22), sancionada pelo governador do Estado, Reinaldo Azambuja (PSDB).

Com a validade a partir de hoje, a legislação garante uma prova ao candidato que se sentir prejudicado na avaliação física. A proposta foi apresentada pelo deputado estadual, Carlos Alberto David dos Santos, o Coronel David (PSC), e teve o respaldo dos colegas, que aprovaram a matéria no fim de outubro.

Conforme o texto, os exames de capacidade física serão obrigatória e integralmente filmados pela Comissão Organizadora do certame. As filmagens deverão ser identificadas pela numeração do candidato, com a data e o local da realização do teste, tudo constando em ata que deverá ser publicada.

Se o concorrente se sentir prejudicado e entrar com recurso administrativo ou medida judicial, deverão ser fornecidas cópias dos arquivos de filmagens, caso solicite e pague uma taxa, que ainda será estabelecida pelo Poder Público.

Ainda de acordo com a nova lei, os arquivos serão mantidos por, no mínimo, 90 dias, após a homologação do resultado do concurso.

Para embasar seu projeto, o coronel justificou que hoje existem muitos recursos na Justiça de candidatos que se sentiram lesados na avaliação física. A filmagem pode ser um meio para comprovar se existiu ou não alguma irregularidade.

Testes físicos também foram alvos de outra discussão, desta vez, quanto à obrigatoriedade. No caso do concurso da Agência Municipal de Saúde, vários candidatos e até o MPE-MS (Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul) entraram com ação na Justiça, alegando que a avaliação é ilegal. 

Nos siga no Google Notícias