ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

TJ adia decisão sobre PM que foi exonerado, mesmo absolvido de homicídio

Jorge Almoas | 15/03/2011 17:47

A 1ª Turma Criminal do TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) adiou a decisão do julgamento de apelação cível feita por um policial militar que foi exonerado, depois de responder a acusação de homicídio. No entanto, o homem foi absolvido, reincorporado à força policial, porém o Estado revogou a decisão, mantendo o policial exonerado.

O adiamento se deu porque o desembargador Dorival Moreira dos Santos pediu vista ao processo que julga o caso do policial militar Jesulino Ortega Garcia.

Nos autos, Jesulino respondeu a processo criminal por homicídio, o que motivou abertura de processo e levou à exclusão do PM da corporação. Mas, o Tribunal do Júri absolveu Jesulino.

Ele foi reincorporado à Polícia Militar por meio de uma portaria, que foi anulada posteriormente pelo Estado de Mato Grosso do Sul, o que manteve Jesulino fora da PM. Em sua defesa, a administração pública argumenta que pode anular os próprios atos e que a exclusão do acusado de homicídio não é ilegal ou injusta.

Jesulino solicita a anulação do processo administrativo que levou à sua exoneração, tendo como base os princípios da motivação, razoabilidade, proporcionalidade, dignidade da pessoa humana e da legalidade, bem como da injustiça do ato administrativo demissionário.

O relator do processo, desembargador João Carlos Brandes Garcia, votou que Jesulino não pode ficar excluído da PM, pois a pena capital não seria proporcional. Tal situação é percebida quando a própria administração revoga o ato de exclusão. “Não havia, a meu ver, motivos para nova revisão do ato”, destacou Brandes.

Ainda na sessão de ontem, os desembargadores condenaram o Estado a pagar R$ 2 mil de honorários advocatícios.

Nos siga no Google Notícias