ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 20º

Cidades

TJ anula ação movida pelo MPE contra Brasil Telecom

Redação | 24/03/2009 12:34

Ontem, o TJ (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) anulou a ação civil pública movida pelo MPE (Ministério Público Estadual), na qual denunciava a empresa Brasil Telecom de fazer cobrança indevida, taxando como ligação interurbana chamadas que tinham como origem e destino o mesmo município.

Segundo o MPE, isso acontecia em Maracaju, a 164 quilômetros de Campo Grande. Um consumidor comunicou ao MPE que lhe era cobrado chamada interurbana as ligações feitas para o distrito de Vista Alegre, que fica dentro do território do município. Ele levou as cópias das faturas que comprovam o fato ao Ministério Público, que ingressou com a ação.

De acordo com a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), via de regra, a área local é a área do município, e há proposta para se aumentar o conceito de área local, ampliando o para locais geograficamente muito próximas, porém pertencentes a municípios distintos.

Em primeira instância, o TJ julgou procedentes os pedidos, condenando a Brasil Telecom a não cobrar tarifas interurbanas nas chamadas realizadas entre os locais e a ressarcir, em dobro e com correção monetária, os valores indevidos recebidos dos consumidores.

Mesmo entendendo procedente a denúncia do MPE, o desembargador Oswaldo Rodrigues de Melo decidiu anular o processo, pois entendeu que neste caso há interesse da Anatel, uma autarquia federal, portanto a demanda deve ser apreciada pela Justiça Federal e não pela estadual.

Nos siga no Google Notícias