ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

TJ diz que já presta contas, mas que está disponível para auditoria externa

Marta Ferreira | 24/03/2011 15:35
Sessão do Tribunal Pleno do TJ. (Arquivo)
Sessão do Tribunal Pleno do TJ. (Arquivo)

Em resposta à sugestão apresentada pela Rede de Controle da Gestão Pública de realização de auditoria externa nas contas do TJ (Tribunal de Justiça) de Mato Grosso do Sul, o presidente da Corte, desembargador Luiz Carlos Santini, afirmou, em nota divulgada hoje, que já presta, mensalmente, contas detalhadas de todas suas operações e demonstrativos contábeis, fiscais, financeiros, econômicos. A Rede encaminhou ofício pedindo que fosse feita auditoria externa tanto no Judiciário quanto na Assembléia, alvos de denúncias de irregularidades no ano passado.

Em nota divulgada nesta tarde, o presidente do TJ diz que deixa à disposição da Rede de Controle a realização de auditoria externa de todas as operações e demonstrativos do poder judiciário. Porém, enfatiza que que o pagamento de auditoria independente deve ser realizada por outra entidade, para que a contratação não seja considerada viciosa ou tendenciosa.

A nota afirma que, “de forma a tornar pública sua gestão administrativa a toda a sociedade sul-mato-grossense, o Poder Judiciário de MS disponibiliza no portal do TJMS o link Transparência, canal direto de acesso a informações administrativas, financeiras e orçamentárias do órgão”.

O texto prossegue dizendo que, neste local, o Tribunal de Justiça divulga de forma transparente as atividades do judiciário estadual, em cumprimento ao disposto no art. 37, caput e parágrafo 1º, da Constituição Federal; arts 48 e 48-a da Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000, com as alterações efetuadas pela Lei Complementar nº 131, de 27 de maio de 2009; e Resolução nº 79, de 09 de junho de 2009 do Conselho Nacional de Justiça. “O link transparência está alicerçado nos princípios inerentes à Administração Pública: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência”, afirma o texto.

O material distribuído à imprensa lembra, ainda, que no final do ano de 2010, o Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul foi o 18º tribunal do país inspecionado pela Corregedoria do Conselho Nacional de Justiça. A inspeção foi no período de 29 de novembro a 3 de dezembro de 2010, quando magistrados e servidores do CNJ analisaram todas as atividades do judiciário estadual, na área administrativa e de gestão, como salienta o texto.

“Temos todas as operações e movimentações abertas a todos os cidadãos por meio do nosso site. O Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul sempre foi exemplo com a transparência de todas as suas ações”, afirmou Santini.

Nos siga no Google Notícias