ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

TJ libera pastor de indenização por livro homofóbico

Redação | 26/02/2010 11:35

Decisão da 5ª Turma Civil do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul desobrigou o pastor Náurio Martins França, da Igreja Internacional da Graça, de pagar indenização por dano moral coletivo, em razão do livro escrito por ele intitulado "A maldição de Deus sobre o homossexual", considerado homofóbico. A decisão foi em julgamento de recurso da defesa contra decisão anterior, da primeira instância, que havia determinado a indenização.

No livro, o autor apresentava os gays como indivíduos com anomalias, com um procedimento moral que "Deus odeia" e a dizia que a punição seria a morte. A Defensoria Pública foi à Justiça questionando a publicação e o pastor se comprometeu a retirar de circulação os livros que ainda possuía. Além disso, foi condenado ao pagamento de indenização, em novembro de 2008.

Agora, ao avaliar o recurso da defesa, o relator do processo, Wladimir Abreu, entendeu que não cabe indenização por dano moral, sob o argumento principal da liberdade de expressão.

Em seu voto, o magistrado ressalta que a Constituição Federal garante a liberdade de expressão e de convicção religiosa, e o inconformismo de parte da população com as ideias do autor, por si só, não gera dano moral a um grupo. O relator sustentou ainda que "não se pode impingir uma condenação em danos morais coletivos por ter o apelante expressado suas convicções e pelo simples fato de parte da população não concordar com suas ideias".

Os demais desembargadores que participaram do julgamento acompanharam o voto do relator. Por unanimidade, foi dado parcial provimento ao recurso, para afastar a condenação do apelante ao pagamento de indenização por dano moral.

A Defensoria também havia apresentado recurso para aumentar o valor da indenização, que nem chegou a ser avaliado, diante da decisão tomada.

Nos siga no Google Notícias