ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

TJ manda liberar mercadoria apreendida pela Sefaz

Redação | 12/05/2010 13:44

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul aceitou mandado de segurança impetrado pela Aplanco Alimentação contra a Sefaz (Secretaria de Estado de Fazenda), que pedia a liberação imediata de mercadorias apreendidas em um posto fiscal.

No mandado, a Aplanco alegou que a Sefaz negou-se a liberar mercadorias apreendidas em um posto fiscal com a justificativa de subfaturamento de nota. Os fiscais teriam afirmado que a Receita só liberaria a carga quando outras obrigações tributárias da empresa com o "ICMS Garantido" fossem quitadas.

Para a empresa, a justificativa da Secretaria de Fazenda caracteriza "coação", já que os produtos transportados são perecíveis e a retenção, em casos em que exista conflito entre a nota fiscal e o que é transportado, só pode ser feita pelo tempo necessário à aferição da ilegalidade e à lavratura do auto de infração.

Na decisão, O Tribunal de Justiça salientou que não é permitido ao fisco apreender mercadorias com a finalidade única de, posteriormente, vincular sua liberação ao pagamento de impostos.

"Assim, a conduta realizada pela Secretaria de Fazenda do Estado de Mato Grosso do Sul lesou direito líquido e certo do impetrante, por quanto irrefragavelmente ilegal a vinculação de pagamento do tributo à liberação de suas mercadorias", confirma a decisão.

Nos siga no Google Notícias