ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

TJ mantém bloqueio do salário de acusado de pedofilia

Redação | 05/08/2010 08:57

O TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) manteve o bloqueio do salário do fiscal de rendas do Estado, Daniel Batista Paniago Miranda. Acusado de pedofilia, ele foi preso em março, em Campo Grande.

A defesa do fiscal ingressou com mandado de segurança para assegurar o pagamento, mas a 4º Turma Cível indeferiu o pedido no dia 26 de julho. O salário de um fiscal de rendas é acima de R$ 16 mil reais.

Conforme a decisão, não há irregularidade ou ilegalidade no ato administrativo de bloquear os proventos durante a prisão preventiva do servidor público. A medida é amparada pela legislação estadual, ratificada pela jurisprudência do STJ (Superior Tribunal de Justiça).

A defesa do fiscal destacou o princípio da presunção de inocência, alegando que ele não foi condenado. Entretanto, o desembargador Sideni Soncini Pimentel, relator do processo, salienta que a suspensão do pagamento não constitui penalidade antecipada pela condenação nos crimes, mas de ausência de direito à remuneração por falta de contraprestação equivalente enquanto perdurar a prisão preventiva. Ou seja, o servidor público perde a remuneração dos dias em que faltar ao serviço.

Denúncia - As investigações começaram em 19 de outubro do ano passado, quando uma pessoa denunciou o funcionário público estadual ao promotor da Infância e Juventude, Sérgio Harfouche.

Os promotores constataram que Miranda contava com a ajuda de cinco pessoas, que eram responsáveis legais pelas meninas e permitiam o envolvimento delas com o funcionário público.

Nos siga no Google Notícias