ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

TJ nega recurso do Governo e mantém 1/3 hora-atividade para professores

Paula Vitorino | 05/06/2012 12:58

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul negou recurso do Governo do Estado referente a suspensão da aplicação da hora-atividade para os professores da rede estadual de ensino.

Por unanimidade, os desembargadores decidiram que a partir do ano letivo de 2013 os professores da rede estadual terão direito a 1/3 de hora-atividade para o planejamento de aulas.

A decisão foi publicada em acórdão do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) nesta terça-feira (5), após julgamento na última quarta-feira (30) do recurso do Governo do Estado.

Em junho, a FETEMS (Federação dos Trabalhadores em Educação do Mato Grosso do Sul) venceu no TJMS, também por unanimidade, mandado de segurança e garantiu aos professores a aplicação de 1/3 de hora-atividade para planejamento de aulas, a partir do início do ano letivo de 2013.

Agora, o presidente da Fetems, Roberto Magno Botareli Cesar, disse que a categoria continuará lutando na Justiça para manter o direito dos professores, caso o Governo recorra da decisão.

“Com certeza nós, trabalhadores em educação, nos indignamos com a atitude do Governo do Estado de persistir na tentativa de suspender o nosso direito, que é constitucional e está garantido na Lei do Piso Salarial Nacional. Vamos continuar na luta para que o nosso direito não seja caçado em hipótese alguma”, afirma.

Roberto Magno explica que a implantação de 1/3 de hora-atividade na rede estadual é uma vitória em prol da qualidade da educação pública sul-mato-grossense e deve ser comemorada pelo movimento sindical da educação que tanto lutou para que os educadores da rede estadual de ensino tivessem o seu direito garantido.

Legislação Atualmente o Governo do Estado concede 25% de hora-atividade para os professores da rede estadual de ensino, com o reajuste passará a conceder 33%. Em Mato Grosso do Sul, antes da implantação de 1/3 de hora-atividade, um professor de Ensino Fundamental que cumpre uma carga horária de 24 horas/aula fica 18 horas/aula em sala e tem as outras 6 horas para preparar atividades.

Com a nova regulamentação, as horas-aula em sala cairão para 16 e o professor terá as outras 8 horas para planejar aulas, corrigir provas, elaborar projetos e outras atividades afins.

Nos siga no Google Notícias