ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

TJ tem 10 mil processos parados desde 2007

Redação | 18/05/2010 09:57

O TJ/MS (Tribunal de Justiça) terá que priorizar o julgamento de 10 mil processos para atender à meta designada pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça). Os processos pendentes foram encaminhados, ontem e hoje, a todos magistrados e cartórios do Estado.

A quantidade foi apurada pelo TJ/MS em todas as varas da justiça estadual e estão enquadrados na Meta 2 do CNJ: "Identificar os processos judiciais mais antigos e adotar medidas concretas para o julgamento de todos os distribuídos até 31/12/2005, em 1º, 2º grau ou tribunais superiores".

Os dados apurados correspondem apenas aos processos pendentes de 2006 e também até o final de 2007 e não estão incluídas as pendências da meta do ano passado.

Foram identificados 656 processos em andamento no Tribunal do Júri, os quais são alvos da Meta 2. Processos não-criminais na justiça de 1º grau e juizados, totalizam 6.774 casos. Outros 2.916 processos criminais também fazem parte de meta e estão atualmente em andamento no 1º grau e juizados, o que totaliza 10.346 ações na justiça de 1ª instância.

Os tribunais brasileiros traçaram, no 3º Encontro Nacional do Judiciário em fevereiro deste ano, 10 metas que o Judiciário deve atingir para proporcionar maior agilidade e eficiência à tramitação dos processos, melhorar a qualidade do serviço jurisdicional prestado e ampliar o acesso do cidadão brasileiro à justiça. Elas devem ser cumpridas até o fim do ano.

Nos siga no Google Notícias