ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Cidades

TJ vai corrigir problemas do sistema de processos digitais junto com OAB

Elverson Cardozo | 03/10/2012 12:46

Após reclamações, o TJ-MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) anunciou que vai solucionar os problemas apresentados pelo sistema de processos digitais de 2º grau, o e-SAJ. O trabalho, desta vez, será desenvolvido junto com a OAB-MS (Ordem dos Advogados do Brasil) para que nenhuma alteração seja feita de maneira direta, sem ouvir o operador de direito.

Ontem (2), durante reunião realizada a pedido da OAB, a presidência do TJ confirmou à diretoria da Ordem que vai reeditar e reescrever a resolução a respeito do processo eletrônico.

As solicitações foram baseadas em reclamações feitas pela advocacia sul-mato-grossense, que enfrentava dificuldades desde a implantação do novo sistema. Desde que foi implantando, no final de julho, o e-SAJ apresentou instabilidade e trouxe transtornos à classe.

Entre os problemas apresentados estava o “sumiço” de processos e peticionamento eletrônico funcionando de modo falho.

O presidente da OAB-MS, Leonardo Avelino Duarte, apresentou vários problemas encontrados, como a dificuldade em registrar devolução de prazos, falta de protocolo físico quando o sistema está indisponível e dificuldade de obter certidão de prorrogação de prazos, que são necessários para entrar com recursos na Justiça Federal, por exemplo.

Segundo a secretária geral da Ordem, Rachel de Paula Magrini Sanches, quando o sistema foi implantado os advogados não foram chamados. “Agora, o TJ/MS entende que a situação é complicada e nos chamou para discutir e participar. A advocacia não poderia ficar sem voz neste processo”, disse.

Soluções - A direção do TJ garante que há estudos para tratar da situação. O órgão avisou que os serviços de internet terão capacidade aumentada para evitar novos “apagões”.

A partir desta sexta-feira (5), terá início a nova redação da resolução que rege o processo eletrônico em 2º grau. Advogados podem enviar sugestões, críticas e opiniões utilizando o Reclame Aqui.

Também foi avisado que haverá um plantão do tribunal, quando houver problemas em fazer peticionamento no período noturno.

Nos siga no Google Notícias