ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Total de presos cresce 16% e polícia vê “boom” de mulheres no tráfico

Graziela Rezende | 22/08/2013 11:27
Número de mulheres aumentou no tráfico de drogas. Foto: Marcos Ermínio
Número de mulheres aumentou no tráfico de drogas. Foto: Marcos Ermínio
Tráfico de drogas já aumento 16,3% este ano. Foto: Marcos Ermínio
Tráfico de drogas já aumento 16,3% este ano. Foto: Marcos Ermínio

Aliciadas pelo tráfico, para dar continuidade ao “negócio” do companheiro, muitas vezes já preso por vender entorpecente, o aumento de mulheres neste crime chama a atenção da Polícia. E a participação feminina é um dos fatores que contribui com o aumento de 16% no número de presos por tráfico na Capital este ano.

Segundo o delegado Rodrigo Yassaka, em todas as ações recentes da Denar (Delegacia Especializada de Repressão ao Narcotráfico), a maioria dos flagrantes foi de pessoas do sexo feminino. A última operação do dia 09/08, por exemplo, teve 12 prisões, sendo oito mulheres.

“Temos algumas vertentes, principalmente de que o homem vai para a cadeia e lá recebe ordens do crime organizado ou até mesmo é ameaçado para dar continuidade no tráfico de drogas, aliciando para isso a sua mulher e familiares. Com isso, elas assumem a comercialização da droga”, afirma o delegado Yassaka.

Além da venda, muitas vezes a mulher colabora mantendo a droga “estocada” em sua residência, principalmente como entreposto para levar para outros Estados.

“Essa pode ser a explicação para esse “boom” de mulheres, que já representam um número significativo das prisões este ano. Outra motivação é que, apesar de ser um crime hediondo, cuja pena varia de cinco a 15 anos de reclusão, é uma ação sem violência, na qual dificilmente essa autora irá entrar em confronto com a polícia”, explica o delegado Yassaka.

Em junho deste ano, no conjunto Aero Rancho, a maior fornecedora de drogas, uma jovem de 24 anos, foi detida. Ela fornecia ao menos um quilo de cocaína por dia para ser distribuída por “boqueiros” da Capital.

“Nós combatemos o crime e não o criminosos, por isso não fazemos distinção entre homens, mulheres ou até mesmo jovens infratores, por isso a mulher responde pelo crime da mesma forma”, comenta o delegado.

Estatísticas: Segundo dados da Sejusp/MS (Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul), do início deste ano até ontem (21), 533 pessoas foram presas por tráfico de drogas em Campo Grande. No mesmo período, em 2012, 458 pessoas foram para a cadeia, culminando no aumento de 13,3% no número de prisões.

Na última ação, 24 policiais da Denar (Delegacia Especializada de Repressão ao Narcotráfico), 5ª Delegacia, Derf (Delegacia Especializada de Roubos e Furtos) e Garras (Delegacia Especializada de Repressão a Roubo a Banco, Assaltos e Sequestros) vistoriaram casas nos bairros Jardim Carioca, Jardim Talismã, São Conrado, Portal Caiobá e José Abrão.

Nos siga no Google Notícias