ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Trad aposta em nova Lei do Uso do Solo contra enchentes

Redação | 02/03/2010 07:39

Após o temporal que arrasou a região Leste de Campo Grande na noite de sábado, o prefeito Nelsinho Trad (PMDB) acredita que a revisão da Lei de Uso e Ocupação do Solo poderá mudar o cenário de enchentes e alagamentos.

"A cidade cresce impermeabilizando, com asfalto, construção de casas. Deve ter uma reserva a fim de que a água que cai com a chuva possa ser absorvida e diminuir a vazão que vai para dentro dos córregos", afirmou em entrevista ao jornal Bom Dia MS, da TV Morena.

A lei revisada de cinco em cinco anos. A última data de 2005, portanto, a legislação voltará a ser discutida neste ano.

O prefeito voltou a culpar a chuva pela série de estragos. "Choveu 88 milímetros em 80 minutos naquela região. Alguma coisa aconteceu de diferente", pondera. Nelsinho salienta que, atualmente, todo asfalto feito na cidade é acompanhado de obras de drenagem.

A força da enxurrada destruiu a Praça das Águas, localizada em frente ao Shopping Campo Grande, retalhou a avenida Ricardo Brandão e levou parte da área de lazer do condomínio Cachoeirinha. Além de agravar a situação na rua Ceará, que desde dezembro está interditada devido a uma cratera.

Conforme o prefeito, agora serão três prioridade. "A primeira é o condomínio Cachoeirinha, lá tem vidas, tem pessoas. Vamos organizar o talude [barranco], e garantir que não aconteça tragédia de maior proporção".

A lista de prioridades inclui ainda desobstrução de vias e a identificação das causas dos problemas. Além da região do Shopping Campo Grande, rua Ceará e avenida Ricardo Brandão, a prefeitura pretende resolver os problemas de alagamento nos bairros Jardim Noroeste, Maria Aparecida Pedrossian, Cidade Morena e Marcos Roberto. O prefeito decretou situação de emergência hoje e vai amanhã a Brasília em busca de recursos no Ministério da Integração.

Nos siga no Google Notícias