ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Trad Filho assina amanhã contrato para empréstimo do BID

Redação | 03/06/2008 07:50

Em Brasília, o prefeito Nelson Trad Filho assina amanhã, no final da tarde, contrato de empréstimo com BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), no valor de R$ 19,3 milhões.

Campo Grande será a primeira cidade brasileira a oficializar a participação no programa Procidades, projeto que prevê revitalização da área central da cidade e investimentos no sistema de transporte. No total devem ser empregados R$ 38,7 milhões, a diferença será aplicada pela prefeitura, como contrapartida do município.

A assinatura será no Ministério do Planejamento, com a participação de representantes do Banco no Brasil e do Ministério da Fazenda. O financiamento deve ser quitado em 25 anos, com inicio do pagamento em 2013.

Campo Grande é uma das seis cidades brasileiras que receberá o empréstimo do BID. Além da capital sul-mato-grossense, integram o Procidades os municípios de Niterói, Nova Iguaçu e Belford Roxo, no Rio de Janeiro, Toledo, no Paraná, e Vitória, no Espírito Santo.

Obras - Em Campo Grande, o dinheiro será destinado ao Programa de Desenvolvimento Integrado e Qualificação Urbana.

O projeto inclui o Plano Diretor de Transporte e Mobilidade Urbana, a continuidade da Via Morena, a Orla Morena, a revitalização da avenida Júlio de Castilho e do sistema semafórico, além da Orla Ferroviária e o plano local das Zeics (Zonas Especiais de Interesse Cultural do Centro).

O plano de Mobilidade Urbana inclui intervenções na avenida Júlio de Castilhos, com readequação de faixas e alargamento de pista, construção de corredor de transporte coletivo, padronização de calçadas e dos pontos de ônibus, iluminação e arborização.

Uma ciclovia será construída como alternativa à via, conforme o projeto original anunciado pela prefeitura. Quatro ruas ainda farão a ligação da avenida com a Via Morena (Manoel Ferreira, Itatiaia, Brasil Central e Brasília).

Já a Via Morena, no trecho paralelo à Duque de Caxias, já teve obras iniciadas na região do Aeroporto Internacional de Campo Grande. A pista terá três faixas de rolamento e estacionamento em cada sentido da via. O canteiro central será ampliado para, futuramente, receber corredor de ônibus e ciclovia.

A prefeitura também planeja substituir 200 semáforos e criar uma central de monitoramento de fluxo, para sincronizar a sinalização no mini-anel da Capital (formado pelas avenidas Eduardo Elias Zahran, Mascarenhas de Morais e Ernesto Geisel e a rua Ceará).
Nos siga no Google Notícias