ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 25º

Cidades

Trem do Pantanal deve chegar a Corumbá só em 2011

Redação | 10/03/2010 12:36

O Trem do Pantanal, que está em funcionamento há 10 meses, dever ter condições técnicas de chegar a Corumbá somente no primeiro semestre de 2011. No ano passado, ao ser lançado com a presença do presidente Lula, a perspectiva era que ainda neste ano o trajeto Campo Grande a Corumbá fosse concretizado.

De acordo com o presidente do grupo Serra Verde Express (empresa que administra o trem), Adonai Aires de Arruda, a situação da malha ferroviária entre Miranda e Corumbá não permite a passagem de trens de passageiros.

"Existem exigências legais da ANTT [Agência Nacional de Transportes Terrestres] para dar garantias. Os passageiros são vidas",afirma, lembrando que a ferrovia é utilizada para o transporte de cargas. A adaptação dos trilhos de Miranda a Corumbá deve consumir R$ 40 milhões e ao menos dez meses de trabalho.

Tanto o investimento quanto a mão de obra são atribuições da ALL (América Logística Latina), parceira da Serra Verde Express e dos governos estaduais e federais no projeto do retorno do Trem do Pantanal. A Serra Verde entregou em janeiro um estudo sobre a viabilidade de ampliar o trajeto do trem ao governo estadual e a ALL.

Adonai Arruda cita outras dificuldades para que o trem chegue a área mais conhecida do Pantanal sul-mato-grossense. "A nossa filosofia é a inserção da comunidade, com paradas em Piraputanga, Aquidauana. A viagem sem paradas entre Campo Grande e Corumbá deve levar algo em torno de 13 h. E um trem turístico noturno não tem nada a ver", salienta.

Ele também relata que a única estação existente no trecho Miranda a Corumbá é a de Carandazal, que está totalmente destruída e tem a Estrada Parque como principal acesso rodoviário. Contudo, Arruda pondera que as barreiras são superáveis.

"Corumbá é viável em abril ou maio de 2010". O presidente Serra Verde Express, que participou de entrevista coletiva hoje na Capital, destaca que a cidade faz fronteira com a Bolívia, permitindo que a viagem prossiga no trem boliviano. O Trem do Pantanal foi lançado em 8 de maio de 2009 e funciona aos fins de semanas, no trajeto Campo Grande a Miranda.

Nos siga no Google Notícias