ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Tremor de terra de 5,2 graus atinge litoral de São Paulo

Redação | 22/04/2008 21:20

Um tremor de terra de 5,2 graus na escala Richter atingiu na noite de hoje o litoral de São Paulo, sendo sentido também nos Estados do Rio de Janeiro, Paraná e Minas Gerais. Conforme agências nacionais, o epicentro do terremoto ocorreu a 270 quilômetros de São Vicente, no litoral sul paulista. A força do tremor foi captada pelo Laboratório de Sismologia da Universidade de Brasília, que descartou ocorrências ligadas ao fenômeno, como tsunamis.

O tremor ocorreu a cerca de dez quilômetros de profundidade, no oceano Atlântico, durando cinco segundos a partir das 21h. Técnicos da UnB ressaltaram que a região tem uma atividade sísmica grande por se tratar de uma plataforma continental, com interfaces de regiões mais densas e menos densas.

O tremor foi sentido em vários bairros da capital paulista, bem como em cidades da região metropolitana. No Hospital Estadual da Vila Alpina, zona leste paulistana, uma parede apresentou rachadura de 60 centímetros após o tremor. Em Mogi das Cruzes, há informações de que dois edifícios foram trincados por causa dos tremores.

No Paraná, o tremor foi sentido em Curitiba e São José dos Pinhais. E no Rio de Janeiro a Defesa Civil relatou ter recebido chamados sobre o tremor em vários pontos do Estado. Não há informações sobre danos de maior gravidade ou pessoas feridas até o momento.

A UnB ainda analisa os registros do tremor para identificar possíveis danos na área litorânea paulista, mais próxima do epicentro. Ondas maiores do que as habituais podem ser registradas, mas sem intensidade para causar danos. No entanto, uma tsunami está descartada. (Com informações da Folha de S. Paulo e do G1)

Nos siga no Google Notícias