ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 25º

Cidades

Três anos depois da morte de Osiel, familiares lamentam a impunidade

Antonio Marques | 30/05/2016 17:39
Na casa da família na aldeia Córrego do Meio fica a lembrança na parede da casa simples (Foto: Arquivo)
Na casa da família na aldeia Córrego do Meio fica a lembrança na parede da casa simples (Foto: Arquivo)

Três anos completados da morte do índio Terena Oziel Gabriel aos 35 anos, a família, além da saudade, lamenta o fato de não saber quem matou o líder indígena durante a reintegração de posse da Fazenda Buriti, em Sidrolândia, no dia 30 de maio de 2013. Para o irmão Otoniel Gabriel, ainda há esperança em descobrir o responsável pelo tiro que o matou.

Considerado umas das lideranças da aldeia Córrego do Meio, em Sidrolândia, Oziel foi para luta naquela manhã de quinta-feira, acompanhado do filho mais novo, com 15 anos na época. Desde então, a família tenta saber quem foi responsável pela morte do indígena.

A Polícia Federal, responsável pela reintegração de posse, chegou a abrir um inquérito para investigar as condições da morte e saber de qual arma partiu o tiro que tirou a vida do indígena, que deixou dois filhos. Foram vários meses de investigação e um resultado frustrante para família.

A polícia não identificou de onde partiu o tiro fatal. “Tenho certeza que foram os policiais federais que atiraram em meu irmão. Eu estava lá, mas eles disseram não poderem identificar a arma por não terem encontrado o projetil”, reclama o irmão da vítima.

Segundo Otoniel, o fato de não ter sido identificado o responsável pelo tiro que matou seu irmão também provoca problemas a esposa e os filhos de Osiel que, além da ausência e saudade, vivem sem assistência por parte do Estado.

Para os familiares, apesar do inquérito ter sido concluído em dezembro de 2013, sem a identificar o assassino do indígena, ainda há esperança em descobrir quem foi o autor do crime. “Esperança sempre vamos ter. A gente quer saber o culpado”, comentou a mãe de Oziel, Maria Fátima Clementino, 60 anos, na página de uma liderança no Facebook.

Para Otoniel Gabriel, além de saber o nome do responsável pela morte do irmão, toda a comunidade indígena tem a esperança da homologação das terras em litígio na Fazenda Buriti. “Esperamos que as autoridades governamentais olhem com carinho para nossa causa e homologue nossas terras”, ressalta ele.

Segundo Otoniel, atualmente cinco mil índios estão morando em 2.090 hectares na aldeia Córrego do Meio e lutam para conseguir a homologação de 15 mil hectares em litígio. “Estudos antropológicos já comprovaram que a terra é nossa. Só depende de o Estado reconhecer e indenizar os produtores”, observou.

Para ele, os índios e os fazendeiros já estão cansados pela demora do governo em decidir sobre a situação na região. “Tínhamos uma esperança com a mudança no governo estadual, pois o governador anterior não fazia nada para encontrar uma solução. “Agora com essa indefinição no governo federal, não sabemos quando vamos conseguir essa homologação”, comentou Otoniel.

Otoniel contou que Osiel era o quarto filho de seis homens, além de duas mulheres. E os pais ainda não conseguiram superar a dor da perda. “Eles procuram não demonstrar, mas quando chega próximo da data que lembra a morte dele percebemos a tristeza que toma conta deles”, contou ele, acrescentando que os indígenas da aldeia vão continuar lutando pela paz e harmonia, “porém nunca mais será como antes”, concluiu Otoniel.

O pai de Osiel, Evilásio Gabriel, sente a perda do filho e questiona o motivo de não terem identificado o autor pela morte. (Foto: Arquivo)
O pai de Osiel, Evilásio Gabriel, sente a perda do filho e questiona o motivo de não terem identificado o autor pela morte. (Foto: Arquivo)
Nos siga no Google Notícias