ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 20º

Cidades

Três Lagoas implanta 1º ambulatório gripal do Estado

Redação | 29/07/2009 19:16

Foi implantado em Três Lagoas o primeiro ambulatório específico em atendimentos gripais do Estado de Mato Grosso do Sul. Segundo a prefeita Simone Tebet (PMDB), o ambulatório deverá se tornar pólo de informações permanentes sobre a gripe suína.

Simone apresentou hoje o local à imprensa e ressaltou que as equipes de vigilância epidemiológica, vigilância sanitária e educação em saúde esclarecerão dúvidas da população a partir de panfletos e informações atualizadas do Ministério da Saúde.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Elenir Neves, o Pronto Atendimento da cidade foi o local escolhido para a implantação do projeto, pois apresenta estrutura laboratorial e de Raios-X para atender os pacientes.

Para preservar as unidades de saúde, no que se refere aos serviços de rotina, é que o ambulatório da gripe foi criado. A criação deste local também preservará os trabalhadores e interromperá a cadeia de transmissão, oferecendo um fluxo único, com laboratório específico seguindo protocolo médico que estará à disposição da população em período integral.

Segundo a prefeita, a intenção é evitar que pacientes que apresentam sintomas suspeitos da nova gripe fiquem internados nos postos. "A idéia é criar um local de isolamento para estas pessoas, para não contaminar os demais", explicou Simone.

Funcionamento - Com exceção do ambulatório de informações que funcionará durante 12 horas diárias, os demais funcionarão 24 horas. O PA contará com Raios-X específico das 6h às 18h e laboratórios para exames de hemograma e uréia, das 6h à meia noite, para pacientes que apresentarem febre maior que 38° C e dispnéia.

Somente em Três Lagoas, 74 pessoas foram vítimas fatais de complicações da gripe comum no ano de 2007; no ano passado esse número caiu para 40 pessoas; este ano foram registradas apenas nove mortes. Já em todo o Estado, 1.247 pessoas morreram no ano passado; neste ano o número é de 447 mortes.

Nos siga no Google Notícias