ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Três municípios têm feriado da Consciência Negra

Francisco Júnior | 20/11/2012 10:44
Em Mato Grosso do Sul, o Dia Nacional da Consciência Negra é comemorado com feriado em três municípios. (Foto: Minamar Jr)
Em Mato Grosso do Sul, o Dia Nacional da Consciência Negra é comemorado com feriado em três municípios. (Foto: Minamar Jr)

Em Mato Grosso do Sul, o Dia Nacional da Consciência Negra é comemorado com feriado em três municípios: Corumbá, Itaporã e Jaraguari. A data é prevista na Lei Estadual n° 3958 de 2010, mas não é considerada feriado no Estado.

Em vigor desde o ano passado, a Lei estadual não saiu do papel por conta de uma decisão do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), que considerou a medida inconstitucional a pedido da Fecomércio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Mato Grosso do Sul).

A explicação é que uma Lei Federal n°9093 de 1995 determina que os Estados do país só tenham um feriado, que em Mato Grosso do Sul é o dia 11 de outubro que comemora a Criação do Estado.

O argumento da Fecomércio é que com a criação de um dia extra de folga afeta a legislação trabalhista, o que é competência da União.

Conforme a decisão do dia 19 de outubro de 2011, o Órgão Especial do TJ decidiu por unanimidade que a criação de um novo feriado é inconstitucional já que o artigo 22 da Constituição Federal determina que só a União pode instituir feriados civis, já que eles interferem nas relações entre empregado e empregador.

A data foi estabelecida para marcar de comemoração da Consciência Negra pelo projeto de lei federal de número 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003, porque coincide com o dia 20 de novembro de 1695, dia da morte de Zumbi dos Palmares, líder da resistência negra.

Em novembro do ano passado, a presidente Dilma Rousseff (PT) sancionou a Lei que criou o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, mas que institui a comemoração e não o feriado, conforme o projeto do Congresso.

Nos siga no Google Notícias