ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 32º

Cidades

Treze viram réus por fraudes de licitações em Dourados

Redação | 26/09/2009 08:21

A juíza da 1ª Vara Criminal de Dourados, Dileta Terezinha Souza Thomaz, aceitou a denúncia contra 13 acusados de fraudar licitações em Dourados, a 230 quilômetros de Campo Grande.

Agora são réus no processo o ex-secretário municipal de Saúde, João Paulo Barcellos Esteves, o empresário Sizuo Uemura, sua esposa, Helena Masako Tsumori Uemura, e seus filhos, Sizuo Uemura Júnior, Eduardo Takashi Uemura e Anary Eiko Freitas Tetila.

Também vão responder ao processo o dentista André Luiz Freitas Tetila, filho do ex-prefeito Laerte Tetila (PT), o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Wilson Cezar Medeiros Alves, Evandro Silva Rosa, Ana Cláudia Barzotto, Rodrigo Boschetti Medeiros e Sandro Petry Laureano Leme.

A denúncia - O MPE (Ministério Público Estadual) denunciou 13 pessoas por sete crimes pelo arrendamento do Hospital Santa Rosa, transformado em Hospital da Mulher.

Segundo a promotora criminal Cláudia Loureiro Almeirão, a organização criminosa foi denunciada por dispensa de licitação, pagamento por produtos não entregues, corrupção ativa, corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Outros dois crimes referem-se a dispensa de licitação, que não estariam de acordo com a Lei 8.666/93.

Antes da Operação Owari, que resultou na prisão de 42 pessoas pela Polícia Federal, as irregularidades eram investigadas pelo Ministério Público Estadual e pela Procuradoria da República em Dourados, segundo o promotor Paulo César Zani.

Além disto, os promotores pediram o sequestro dos bens e empresas de Sizuo Uemura, avaliados em R$ 20 milhões. A Justiça já determinou o bloqueio dos bens do hospital.

Segredo

Nos siga no Google Notícias