ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

TRF nega pedido para retirar índios de área em Maracaju

Redação | 16/09/2009 16:07

O TRF3 (Tribunal Regional da 3ª Região) negou pedido para retirar os índios da etnia Guarani da terra indígena Sucuriy, em Maracaju, a 163 quilômetros de Campo Grande, homologada por decreto presidencial há 11 anos. O recurso foi apresentado por Sebastião Alves Marcondes, Juraci Corrêa Marcondes, João José Jallad e a Prefeitura Municipal de Maracaju.

Eles recorreram contra sentença da Justiça Federal de 1997, movida pelo procurador da República Paulo Thadeu Gomes da Silva. Na época, foi determinada a demarcação da reserva pela Funai (Fundação Nacional do Índio) e a retirada de particulares.

Ontem, a 1ª Turma do TRF3 manteve, por unanimidade, a decisão de primeiro grau. A turma, por maioria, rejeitou as questões processuais, nos termos do voto da relatora, desembargadora federal Vesna Kolmar, acompanhada pelo desembargador federal Johonsom Di Salvo, vencido o juiz federal convocado Márcio Mesquita que, de ofício, julgava extinto o processo sem julgamento do mérito e, no mérito, por unanimidade, negou provimento à apelação.

Cerceamento - Os proprietários e a prefeitura alegaram cerceamento de defesa, de falta de fundamento da sentença e que o MPF não seria parte legítima para mover a ação civil pública em favor dos índios.

No parecer apresentado pela PRR-3, o procurador regional da República Paulo Thadeu Gomes da Silva disse não haver fundamento a tese do cerceamento, uma vez que o processo transcorreu por mais de nove anos até a prolação da sentença, "tempo suficiente ao esclarecimento de controvérsias", sendo que nesse período foram produzidas as provas requeridas e realizada audiência de instrução.

"Ao contrário do sustentado pelos apelantes, a sentença apreciou detalhada e devidamente questões fáticas e meritórias", sintetizou o procurador, para afastar a alegação de falta de fundamentação na decisão do juiz de primeiro grau.

Nos siga no Google Notícias