ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Tribunal de Contas do Estado institui projeto de transparência plena

Michel Faustino | 24/09/2015 14:53

O TCE-MS (Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul) aprovou, por unanimidade, em sessão desta quarta-fiera (23), a nova politica de controle interno que institui a transparência plena. A objetivo é subsidiar o Corpo Diretivo de informações e elementos técnicos para a tomada de decisões e, também, como mecanismo preventivo para assegurar a administração correta dos bens, eficiência e eficácia da gestão orçamentária, financeira, patrimonial e contábil.

“Na prática isso significa a garantia do mais amplo e irrestrito cumprimento da transparência, uma das principais metas de nossa gestão”, ressaltou o presidente do TCE-MS, conselheiro Waldir Neves.

Para o conselheiro Waldir, além cumprir com os preceitos da LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal), “a resolução atende plenamente o conceito de transparência, na medida em que o controle interno é um mecanismo que permite manter o equilíbrio na relação entre a Administração Pública e a sociedade, assegurando oportunidade aos cidadãos de acesso às informações sobre a gestão do Tribunal de Contas”, afirmou.

Conforme o projeto de resolução “o Sistema de Controle Interno do Tribunal visa orientar a correta gestão dos recursos públicos no âmbito do órgão, preservando seus interesses e prevenindo a ocorrência de irregularidades, por intermédio do acompanhamento da execução orçamentária, financeira e contábil, consubstanciado na aplicação das técnicas de trabalho”.

A resolução destaca que o Controle Interno permite acompanhar e avaliar o cumprimento da programação das atividades e projetos, com vistas a comprovar a conformidade de sua execução; avaliar a gestão, visando comprovar a legalidade e a legitimidade dos atos, bem como examinar os resultados quanto ao gasto correto de bens e o atendimento aos princípios reguladores da Administração Pública e contribuir para o aperfeiçoamento da gestão das unidades organizacionais, nos aspectos de planejamento, supervisão, execução e monitoramento de suas atividades.

Avanços - A aprovação do controle interno foi mais passo de uma gestão em continuo avanço relacionada à transparência. A efetiva constatação desse modelo de administração já foi vista pela sociedade sul-matogrossense na nova gestão do Tribunal de Contas em que o Presidente Waldir Neves, em uma de suas primeiras decisões, efetivou o retorno do TCE-MS na Rede de Controle, que é formada por doze instituições que atuam na prevenção e no combate a corrupção, além de ser uma instituição indutora das boas práticas na gestão pública e de reforço aos instrumentos de controle externo.

Nos siga no Google Notícias