ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Tribunal de Contas lança sistema de prestação de contas pela internet

Nyelder Rodrigues | 16/11/2016 18:53

Foi lançado nesta quarta-feira (16) pelo TCE-MS (Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul) o sistema e-Contas, sistema desenvolvido para recepcionar as prestações de contas anuais de forma padronizada e nos moldes definidos pela STN (Secretaria do Tesouro Nacional).

O projeto, em fase de teste, contou com um piloto exercendo função pedagógico ao atender gestores e empresas prestadoras de serviços no ramo, esclarecendo dúvidas e dando orientações sobre a nova forma de envio das contas anuais ao TCE.

Os 79 municípios do Estado serão incluídos no sistema, que estão aptos a enviarem sua prestação de contas de forma online em formato XML (usado pelo Microsoft Excel), assim estruturando os dados para que seja possível utilizá-los em momento posterior ao envio.

Em 2016, na fase piloto do projeto e-Contas, foram recebidos de forma complementar mais de 950 processos entre Orçamento, Programa, Contas de Gestão e de Governo dos 79 Municípios sul-mato-grossenses.

De acordo com o TCE, a economia gerada pela prestação de contas pela internet, na primeira fase, foi de 400 mil páginas impressas, além de efetiva redução nos custos com transporte, digitalização e armazenamento dos processos.

O Tribunal também prevê que o e-Contas dará celeridade ao fluxo do processo, gerando uma significativa economia de tempo, com tendência ao recebimento e julgamento das contas dentro do mesmo exercício, o que além de garantir a razoável duração do processo, trará mais efetividade na apreciação das contas públicas.

Nos siga no Google Notícias