ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Tribunal de Justiça lança projeto “Petição 10, Sentença 10” neste mês

O objetivo é incentivar os operadores do Direito a fazer petições de 10 páginas

Antonio Marques | 06/06/2016 15:20
"Petição 10, Sentença 10" é mais uma tentativa de tornar a rotina da justiça mais ágil (Imagem: Divulgação/Assessoria TJMS)
"Petição 10, Sentença 10" é mais uma tentativa de tornar a rotina da justiça mais ágil (Imagem: Divulgação/Assessoria TJMS)

Com a finalidade de tornar a rotina judicial mais ágil e reduzir o acúmulo de papeis nos fóruns, o TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) lança na próxima semana o projeto nacional “Petição 10, Setença 10”. O objetivo é incentivar os operadores do Direito a fazer as petições mais suscintas, com, no máximo, 10 páginas, o que está sendo considerada nova tendência da justiça brasileira.

No evento de lançamento, que acontecerá no dia 16 de junho, às 9 horas, o idealizador do projeto, que concorreu ao Prêmio Innovare, na edição 2012, desembargador Carlos Eduardo Richinitti, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, vai fazer a palestra aos advogados, promotores, defensores públicos e magistrados para detalhar a proposta que visa, além de melhorar as rotinas judiciais, agilizando os processos, também reduzir o impacto ao meio ambiente, com diminuição de uso de papel nas petições.

Conforme a assessoria de imprensa do TJMS, o presidente do Tribunal, desembargador João Maria Lós, e o juiz diretor do Fórum de Campo Grande, Aluízio Pereira dos Santos, estão mobilizando magistrados, advogados e todos os operadores do direito a estarem presentes no evento. A expectativa é acomodar pelo menos 400 pessoas nos plenários do Tribunal de Justiça.

Para o interior, a orientação do TJMS é que os fóruns se mobilizem, com os advogados, servidores, cursos de direito e interessados no assunto, para juntos conhecerem esta nova tendência da justiça brasileira. Além do acesso na intranet e no portal, o evento será transmitido ao vivo pelo Facebook oficial do Tribunal de Justiça.

O Tribunal de Justiça lembra que, atualmente, os processos no Estado são eletrônicos, o que trouxe facilidades e melhoria às rotinas judiciais, decorrentes da era digital. Contudo, estas facilitações da informática geraram uma preocupante distorção, em especial, no uso em larga escala do comando “copia e cola” e a adoção de longas petições e sentenças, com diversas ementas de julgados, citações de doutrinas e legislações. Isso provoca peças com argumentos repetitivos, que não significa qualidade no debate e no convencimento.

Petição 10, Sentença 10 - Voltado para os operadores do Direito, a assessoria do Tribunalde Justiça explica que o projeto preza a qualidade e não a quantidade, ao propor mudar a cultura de manifestações extensas no processo, reduzindo o tamanho das peças, além de minimizar o impacto ambiental.

De acordo com a assessoria de imprensa do TJMS, o Poder Judiciário estadual vem implementando diversos projetos para modernizar procedimentos garantindo, assim, que a população de Mato Grosso do Sul tenha uma prestação jurisdicional efetiva e transparente de uma Corte que é referência nacional em modernidade e comprometida com responsabilidade socioambiental.

A proposta é que advogados, promotores, defensores públicos e procuradores apresentem petições iniciais sucintas, com no máximo 10 páginas, o que garantirá uma prestação jurisdicional mais célere, uma vez que peças mais objetivas e claras farão com que o trabalho do magistrado e assessores seja feito, do mesmo modo, com mais celeridade, dispensando análise de pontos que pouco acrescentam na discussão do caso.

A adesão ao projeto “Petição 10, Sentença 10” é voluntária, mas já conta com a aprovação e apoio de representantes das Universidades da Capital e de diretores da OAB/MS, que se reuniram no último dia 23 de maio com o juiz Aluízio Pereira dos Santos para discutir e apresentar a proposta. Os representantes aplaudiram a iniciativa e prometeram dividir com os alunos uma nova postura, mais concisa nas petições.

Após aderir ao projeto, o operador do Direito deve protocolar sua petição em 10 páginas, frente e verso, e anexar o selo da iniciativa. Um modelo de petição, com características ecológicas, como ecofonte e outros recursos, estará disponível em breve para download no site do Tribunal.

Apoio – Conforme o TJMS, os cursos de Direito, a OAB-MS (Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso do Sul) e a Ejud-MS (Escola Judicial do Estado de Mato Grosso do Sul) já manifestaram seu total apoio a esta nova cultura no Poder Judiciário estadual.

Nos siga no Google Notícias