ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Tribunal lança projeto para aproximar a Justiça do cidadão

Edmir Conceição* | 12/11/2011 11:51
Desembargador Luiz Carlos Santini. (Foto: Divulgação/TJMS)
Desembargador Luiz Carlos Santini. (Foto: Divulgação/TJMS)

O Tribunal de Justiça lançou o projeto 'Conheça o Judiciário' que busca, além de cumprir metas definidas pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça), busca aproximar a Justiça do cidadão. Uma das metas prevê a implantação de pelo menos um programa de esclarecimento ao público sobre as funções, atividades e órgãos do Poder Judiciário em escolas ou quaisquer espaços públicos.

Durante o lançamento do projeto, o presidente do TJMS, desembargador Luiz Carlos Santini, fez palestra sobre 'os futuros operadores do direito'. Segundo Santini, o Poder Judiciário trabalha 'de forma clara, aberta', sendo necessário que os futuros operadores do direito conheçam a estrutura do poder: "Estamos à disposição para dizer como é o Judiciário. Saibam a responsabilidade que o judiciário tem, conheçam as prerrogativas que os membros do Judiciário tem, nos visitem, indaguem, perguntem. Entendam como funciona sua sociedade. Conheçam o Judiciário".

Saiba mais - O Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul é composto por 31 desembargadores, 173 juízes e mais de 4.500 servidores. Na justiça sul-mato-grossense quatro decisões são proferidas por minuto e por ano são ajuizadas em média 376 mil novas ações nas 54 comarcas do Estado.

O Poder Judiciário de MS realizou o primeiro júri digital do país, possui o 5º maior índice de processos eletrônicos e mais de 50% de suas comarcas já são digitais. E tem mais: Mato Grosso do Sul tem o 2º maior índice de decisões por desembargador, chegando a 143 por mês, e todo dia mais de 1.500 sentenças são proferidas nas varas e juizados especiais do território sul-mato-grossense

(*) Com informações da assessoria de imprensa do TJSM

Nos siga no Google Notícias