ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Troca de tiros é resultado da audácia de ladrões, diz PM

Redação | 17/08/2010 16:28

Na última semana, dois acusados de assassinato foram mortos e dois ladrões baleados durante troca de tiros com a PM. A Polícia alega que esse resultado é decorrente da postura dos bandidos, que estão mais audaciosos.

Apesar de não apresentar números, a Polícia reconhece o aumento nos confrontos e justifica que a reação firme dos militares serve para evitar que eles sejam baleados, como ocorreu no último sábado (14), quando um cabo da PM foi morto em Três Lagoas.

De acordo com a assessoria de imprensa da Corporação, a atitude de revidar os tiros constitui um procedimento de autodefesa defendido até pelos Direitos Humanos.

Essa postura depende de cada caso e a decisão de atirar deve levar em consideração fatores como a gravidade do crime cometido pelo bandido.

Mesmo com o aumento nos casos, a Polícia garante que o uso da arma de fogo é o último recurso que deve ser empregado pelo policial. Quando isso acarreta morte ou ferimentos em civis, é aberto procedimento administrativo para investigar as causas do disparo.

De acordo com a PM, os marginais estão atirando contra os policias para evitar serem presos e a abertura de procedimento administrativo por conta de bandidos atingidos por disparos já se tornou rotina.

Segundo a assessoria da Polícia Militar, o treinamento que os policiais recebem é no sentido de impedir que o bandido continue a efetuar disparos, fazendo cessar a troca de tiros. Na maioria dos casos, alega a PM, o disparo dos policiais não acarreta a morte dos outros envolvidos.

Quando cessa o confronto, os criminosos são socorridos, encaminhados ao hospital e depois autuados em flagrante.

Sob escolta - Seis policiais militares fazem a escolta de três presos que foram baleados ao fugir da Polícia nesta semana e que estão em recuperação na Santa Casa de Campo Grande.

Nenhum deles está em estado grave, segundo a assessoria do hospital.

Jackson Ramos Borges, de 23 anos, e Michael Vera Cruz, de 22 anos, foram atingidos durante assalto a uma conveniência no Jardim Novos Estados, na noite de ontem. Jackson levou um tiro na perna e se recupera na Ortopedia da Santa Casa. Michael foi atingido no tórax e está na emergência, mas seu estado de saúde também não é considerado grave.

Na versão da PM, eles foram atingidos pelos disparos enquanto ainda estavam dentro da conveniência, após o assalto. Uma viatura da Rotai que passava pelo local foi quem revidou os disparos. De acordo com a PM, procedimento interno será aberto para apurar o caso.

Integrante do bando que assaltou vários comércios na última sexta-feira, o foragido da Colônia Penal Agrícola Anadilson da Costa Leite, de 41 anos, foi abordado pelos policiais em cima de uma árvore em uma chácara na saída para Rochedinho.

De acordo com a PM, ele fez menção de sacar uma arma e levou um tiro na perna. O assaltante permanece na emergência da Santa Casa com dois PMs fazendo sua escolta. Depois que se recuperar, ele será preso pelos crimes.

Mortes - Lucas Aurélio de Araújo, de 25 anos, foi morto no sábado depois de atirar no policial Edu Weslei Inácio de Almeida, de 33 anos, em um bar de Três Lagoas.

Ele tentou escapar após o crime e foi cercado em uma residência. Na versão da PM, o jovem não quis se entregar e disparou contra os policiais. Ele foi atingido e morreu em seguida.

No início desta tarde, o acusado de ser o mandante da morte do policial também foi morto pela Polícia, durante troca de tiros.

Nos siga no Google Notícias