ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Trotes representam 15,7% das ligações feitas ao Ciops

Redação | 29/01/2010 17:28

Cerca de 15,7% das ligações recebidas pelo Ciops (Centro Integração de Operações de Segurança) em 2009 foram trotes, apontam dados revelados pelo governo do Estado. Das 1.136.225 ligações atendidas pelos números de emergência 190 e 193, 178.400 chamadas foram tentativas de trotes. A maioria dessas chamadas, de acordo com a assessoria do governo, é feita por crianças e adolescentes.

Apesar da grande porcentagem de trotes, houve queda no numero de ligações improdutivas, segundo o governo. A equipe que atende as ligações do Ciops já é treinada para que essas chamadas não gerem ação, ou seja, que não desloquem uma equipe policial para uma ocorrência que não existe.

De acordo com a assessoria de imprensa do governo, durante a ligação, o atendente realiza algumas perguntas estratégicas, de modo a filtrar trotes e colocar o efetivo em funcionamento apenas nos casos verdadeiros.

O artigo 266, do Código Penal Brasileiro, prevê pena de um a três anos, além de multa, para os casos de perturbação do serviço telefônico. Já o artigo 340 estabelece pena de um a seis meses, ou multa, quando ocorre comunicação falsa de crime ou contravenção.

Nos siga no Google Notícias