ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 25º

Cidades

TSE comemora 75 anos de reinstalação da Justiça Eleitoral

André Richter - Agência Brasil | 28/05/2015 23:55

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) comemorou hoje (28) os 75 anos de reinstalação da Justiça Eleitoral. Durante o evento, as autoridades ressaltaram a importância da Justiça especializada na organização das eleições para o processo democrático brasileiro. Os trabalhos da Justiça Eleitoral foram suspensos durante o período do Estado Novo, entre 1937 a 1945.

O presidente do TSE, ministro Dias Toffoli, destacou que a Justiça Eleitoral tem atuado dentro da lei ao julgar ações que pedem a perda de mandato de políticos eleitos. “Nunca faltou, da parte do Poder Público, apoio orçamentário aos projetos e às leis para instrumentalizar a devida ação do Poder Judiciário Eleitoral. Nós agimos e atuamos nos limites dados pela Constituição e pelas leis aprovadas pelo Congresso Nacional, e este registro de agradecimento é necessário, porque é absolutamente verdadeiro”, disse.

O procurador-geral Eleitoral, Rodrigo Janot, garantiu que o trabalho da Justiça Eleitoral não será mais interrompido. "Comemoramos nós, os cidadãos, a Justiça que ressurgiu, e estaremos, no Ministério Público, atentos para que o arbítrio jamais se abata novamente sobre ela”, afirmou.

A cerimônia comemorativa foi acompanhada pela presidenta Dilma Rousseff, os presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados, Renan Calheiros e Eduardo Cunha, respectivamente. Eles não discursaram.

Nos siga no Google Notícias