ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

UEMS irá oferecer curso de doutorado em agronomia em 2015

Michel Faustino | 26/12/2014 22:58

A UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), unidade de Aquidauana, passará a oferecer doutorado em agronomia em 2015. A aprovação do curso foi divulgada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior no inicio da semana. Esse é o segundo doutorado conquistado pela Universidade, e será ofertado a partir de 2015. A UEMS também oferece o doutorado em Recursos Naturais.

Para o Reitor da UEMS, Fábio Edir, “Nesse momento há a necessidade do estado buscar novas fronteiras, principalmente na área da agricultura por meio de agregação de valor. É preciso garantir uma produção sustentável com respeito ao meio ambiente e valoração da economia, e o nosso doutorado vem para contribuir”, explica.

Na UEMS, as ciências agrárias estiveram presentes desde sua implantação em 1993, ano da criação da Unidade Universitária de Aquidauana, com o curso de Zootecnia. Por estar situada em uma região de transição entre dois grandes ecossistemas (o Cerrado e o Pantanal), a Unidade possui potencial para gerar e difundir conhecimento e tecnologia para uma área não privilegiada por outra IES. Em 1999, para viabilizar a otimização de recursos humanos e materiais, a UEMS consolidou seu polo agrário com a criação do curso de agronomia.

Atualmente, a UEMS de Aquidauana possui um grupo de pesquisadores consolidado. O Reitor da UEMS, Fábio Edir, explica que essa aprovação é fruto de um trabalho coletivo.

“Esse reconhecimento da Capes é resultado de muito esforço realizado por um grupo importantíssimo para a instituição. Essa vitória nos enche de orgulho, e vem agregar num momento importante para nossa Universidade, pois estamos encerrando mais um ciclo, o término das comemorações dos nossos 20 anos”, diz o reitor.

Estrutura da Unidade da UEMS em Aquidauana - A Unidade da UEMS de Aquidauana está instalada em uma propriedade com 806 hectares, dotada de infraestrutura necessária para o desenvolvimento de atividades práticas ligadas a área, tais como: laboratórios de ensino, (Zoologia, Microscopia, Anatomia animal, Química e Bioquímica, Geologia, Mineralogia e Informática); laboratórios de pesquisa (Solos, Carcinocultura, Entomologia agrícola; Nutrição de plantas; Fertilidade dos solos; Qualidade de água e Cultivo protegido).

Além disso, possui setores de produção, como: Fruticultura, Olericultura, Mecanização agrícola, Processamento de produtos vegetais, Suinocultura, Bovinocultura de leite, Bovinocultura de corte, Piscicultura, Avicultura e Forragicultura. A Unidade também conta com uma Empresa Júnior que propicia aos acadêmicos desenvolverem atividades junto à comunidade local.

Nos siga no Google Notícias