ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

UFMS é a 34ª colocada em ranking de universidades do País

Luciana Brazil | 03/09/2012 11:37

Entre as 191 universidades que fizeram parte do ranking da Folha de São Paulo, publicado recentemente, e que listou as melhores instituições de ensino superior do país, a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) foi a melhor colocada do Estado, em 34° lugar, seguida pela UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) que ficou com a 78°posição.

A UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) foi a 99° colocada e a UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) ocupa a 117° posição do ranking. A pior avaliação do Estado, de acordo com o ranking, foi a Uniderp Anhanguera em 123° colocação.

Com as melhores notas, a USP (Universidade de São Paulo) ficou em primeiro lugar na avaliação do jornal. O ranking ficou distribuído em 188 posições, já que tiveram alguns empates.

De acordo com o jornal Folha de São Paulo, durante oito meses foram colhidos dados de publicações acadêmicas, além de depoimento de centenas de cientistas e profissionais de Recursos Humanos.

O Ranking Universitário Folha (RUF) avaliou quatro indicadores, a qualidade de ensino, a qualidade de pesquisa, a avaliação do mercado e o índice de inovação das universidades. Utilizando uma metodologia própria, a Folha se baseou também em referências internacionais já consolidadas.

Além de universidade privadas e públicas, 41 centros universitários ou faculdades também fizeram parte da pesquisa.

Entre os quatro indicadores que compuseram a fórmula do RUF, a qualidade de pesquisa analisou nove indicadores relacionados à pesquisa científica, como proporção de professores com doutorado, número de artigos científicos por docente e número de publicações, com peso de 0 a 55 pontos.

Na qualidade de ensino o Datafolha, instituto de pesquisa, entrevistou 597 pesquisadores do CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), que serviram como amostra para representar os melhores cientistas e docentes do país. Cada um deles apontou as 10 melhores instituições nas suas área e deram notas de 0 a 20.

Ao todo, 1.212 diretores, gerentes ou profissionais responsáveis pelos recursos humanos de empresas e instituições fizeram parte do indicador avaliação do mercado. Eles apontaram as três melhores instituições de ensino superior que teriam preferência em um processo de contratação. A pontuação foi de 0 a 20.

A quantidade de pedidos de patente foi avaliado no indicador de inovação.

Para visualizar o ranking completo acesse: http://ruf.folha.uol.com.br/rankings/rankingdeuniversidades/

 UFMS é a 34ª colocada em ranking de universidades do País
Nos siga no Google Notícias