ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

UFMS tenta resolver impasse de vestibular de inverno

Redação | 28/04/2010 10:05

Só quem fez o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em 2009 vai disputar as vagas do vestibular de inverno de 2010 da UFMS. A instituição não realizará vestibular próprio neste ano e todas as vagas para ingresso em 2011 serão distribuídas com base em notas do exame nacional.

Isso incluiria o vestibular de inverno, realizado no meio do ano, porém, ele oferece vagas para ingresso imediato o que causa um entrave. Muitos alunos esperavam um Enem extra nesse começo de ano, o que não vai ocorrer.

No ano passado, foram oferecidas 1.235 vagas no vestibular de inverno, sendo 448 para ingresso no segundo semestre de 2009.

O Pró-Reitor de Ensino de Graduação da UFMS, Henrique Mongelli, está em Brasília onde participa de reunião com pró-reitores de todo o Brasil para acertar os prazos e se haverá um novo exame antes da seleção de inverno. A solução deve ser apresentada na quinta-feira.

Como ainda não houve uma nova edição do Enem este ano, apenas quem realizou as provas em dezembro passado poderia concorrer às vagas oferecidas no meio do ano pela UFMS.

No final do ano passado, o MEC afirmou que a prova nacional teria duas edições: em maio e outubro. Em março desse ano, o ministro da Educação, Fernando Haddad, anunciou que não haverá novo exame no primeiro semestre de 2010.

Os alunos que também esperavam uma nova edição do vestibular de inverno tradicional ficaram frustrados ao perceber que apenas a nota do Enem de 2009 será usada para a avaliação.

Para Renata Milani, aluna do Avantgarde, que tenta vaga em Engenharia Civil, isso dificulta e aumenta a espera: "Acredito que acabando com o tradicional vestibular, vamos sacrificar os estudantes que pretendem concorrer nas universidades do seu Estado, uma vez que com o vestibular, eu concorreria com quem fez a inscrição para aquele curso e agora vou concorrer com o Brasil todo por uma vaga", desabafa.

"Prejudica o aluno, pois somente com o Enem, terei que esperar a realização das provas e não mais aguardar pelo vestibular", diz o aluno Pedro Gustavo Saldivar, que tentará uma vaga no curso de Medicina da UFMS.

Na quinta-feira a instituição deve ter uma resposta sobre a situação e se todas as vagas do vestibular de inverno serão selecionadas apenas com o Enem.

Nos siga no Google Notícias