ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

UFPR fará traçado de ferrovia que ligará Maracaju ao Porto de Paranaguá

Bruno Chaves | 04/02/2014 16:29
Reunião em Brasília que definiu metas para o estudo ser concluído (Foto: Divulgação/Assessoria)
Reunião em Brasília que definiu metas para o estudo ser concluído (Foto: Divulgação/Assessoria)

O traçado da ferrovia Maracaju-Paranaguá, que ligara Mato Grosso do Sul ao Porto de Paranaguá (PR), um dos principais do País, será traçado pela UFPR (Universidade Federal do Paraná). A ferrovia terá mais de mil quilômetros e deverá facilitar e baratear o escoamento da produção agrícola da região.

O Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura da UFPR fará o anteprojeto. O órgão foi escolhido após reuniões em Brasília (DF), que contou com a participação do senador Sérgio Souza (PMDB-PR), do presidente da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), Jorge Bastos, e o coordenador de projetos do Instituto Tecnológico, Eduardo Ratton.

Segundo a assessoria de imprensa do Instituto Tecnológico, nos encontros foi abordada a necessidade e urgência da elaboração do esboço do traçado da ferrovia, que trará alterações no projeto inicial da malha viária para que as áreas legalmente protegidas, como terras indígenas e unidades de conservação, não sejam afetadas.

Estimativa da Universidade Federal aponta que a entrega do anteprojeto ocorrerá ainda em fevereiro de 2014, em um prazo de até 20 dias. Depois de o traçado ser concluído, a Empresa de Planejamento e Logística estabelecerá um termo de cooperação com a UFPR para a realização dos estudos ambientais.

Nos siga no Google Notícias