ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

Unei de Dourados pode ser interditada no próximo mês

Redação | 22/01/2010 10:05

A Unei (Unidade Educacional de Internação) de Dourados, cidade distante 230 quilômetros de Campo Grande, pode ser interditada dia 25 de fevereiro. Segundo matéria do site Dourados Agora, este é prazo concedido pela Justiça para a suspensão da ação civil pública do MPE (Ministério Público Estadual) que pedia a interdição.

Ainda conforme a reportagem, caso a Sejusp (Secretaria de Justiça e segurança Pública do Estado) não tenha realizado todas as adequações necessárias, exigidas pelos promotores de Justiça Amilcar Araújo Carneiro Júnior e Cristiane Amaral Cavalcante e o juiz emita a sentença favorável ao pedido MPE, a unidade ficará impedida de receber novos internos e ainda deverá ser multada em até 1.000 Uferms, por dia, o equivalente a R$ 13.850,00.

Os adolescentes que forem apreendidos a partir da data da sentença também deverão ser transferidos para as outras Uneis estado, localizadas em Ponta Porá, Campo Grande, Três Lagoas e Corumbá.

O pedido de suspensão por parte o Estado foi aceito em 25 de agosto de 2009, quando foi dado o prazo de seis meses, para que fossem feitas as adequações na Unei do município.

O prazo vence no dia 25 de fevereiro e até o momento as reformas não iniciaram. Até mesmo a exigência de uma equipe técnica formada por psicólogos e assistentes sociais, que é essencial para os trabalhos, não foi atendida. Os alojamentos também permanecem com grades, como nos dos presídios.

O diretor da unidade, Odenir Alves de Souza foi procurado pela reportagem, mas se recusou a fornecer qualquer informação porque está proibido de entrevistas, conforme alegação ao Dourados Agora.

Os representantes do Ministério Público pediram reformas no prédio, com o objetivo de diminuir a insalubridade no local e o sistema elétrico. Os promotores pediram também a retirada da cela forte e a implantação de medidas efetivamente sócio-educativas na unidade, com cursos profissionalizantes, laboratório de informática, além de acompanhamento psicológicos e de assistentes sociais.

Nos siga no Google Notícias