ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Unicef critica decisão do STJ de absolver Zequinha

Redação | 28/06/2009 16:40

A decisão do STJ (Superior Tribunal de Justiça) de manter a sentença que absolveu Zequinha Barbosa e o ex-assessor Luiz Otávio Flores da Anunciação de exploração sexual de três adolescentes de 14 anos foi criticada pela Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância).

O campeão mundial em 1987 da corrida de 800 metros rasos havia sido absolvido pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul. E a decisão foi mantida pelo STJ sob justificativa de que as três já eram garotas de programa.

"Por incrível que possa parecer, o argumento usado é o de que os acusados não cometeram um crime uma vez que as crianças já haviam sido exploradas sexualmente anteriormente por outras pessoas", manifestou a organização, em nota.

A Unicef afirma que a decisão surpreende pelo fato de o Brasil ser signatário da Convenção sobre os Direitos da Criança, assinada em 1990, que convoca os Estados a tomarem todas as medidas necessárias para assegurar que as crianças estejam protegidas da exploração sexual.

Além disso, a Unicef faz um alerta. "O fato gera ainda um precedente perigoso: o de que a exploração sexual é aceitável quando remunerada, como se nossas crianças estivessem à venda no mercado perverso de poder dos adultos".

Nos siga no Google Notícias