ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Unidade penal começará a ser construída em 10 dias

Redação | 27/08/2008 10:08

O Centro Penal Agro-Industrial de Campo Grande, que custará R$ 6.650.076,96, começará a ser construído em até 10 dias. Este é o prazo que a empreiteira Engepar tem para dar início às obras, segundo o secretário Wantuir Jacini (Justiça e Segurança Pública). O estabelecimento será construído em uma área de 50 hectares, na saída para Sidrolândia, que fica nas proximidades do presídio federal.

A ordem de serviço foi assinada nesta quarta-feira na governadoria pelo chefe do Executivo, André Puccinelli. Os recursos para a construção são do Governo do Estado. A previsão é de que a unidade penal será concluída em 2010.

O semi-aberto terá capacidade para 1.000 internos. Hoje, o sistema prisional conta com 4.200 vagas, mas abriga 12 mil detentos, 10 em unidades prisionais e 2 mil nas delegacias.

Com as unidades penais em construção no interior e o Centro Penal Agro-Industrial da Capital serão 1.300 vagas a mais para reduzir a lotação. Segundo Jacini, cada preso gera uma despesa de R$ 680/mês para os cofres públicos.

Para o governador André Puccinelli, a estrutura do presídio dará condições de ressocialização ao detento. O complexo terá sala de assistente social; secretaria; advogado, diretor, médico, dentista, farmácia, enfermaria, biblioteca, rouparia, estacionamento coberto, quadras esportivas, galpões para atividades laborais e dois salões multiuso.

Puccinelli também entregou quatro ambulâncias para a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) que serão utilizadas no atendimento médico-hospitalar dos internos.

Serão entregues mais duas ambulâncias com recursos provenientes do Depen (Departamento Penitenciário Nacional) e contrapartida do Estado, mas segundo o governador as ambulâncias não foram entregues hoje devido a demora do Governo Federal em liberar o dinheiro.

"Tínhamos programado esta solenidade para a semana passada, mas tivemos que adiar por causa da demora delas

Nos siga no Google Notícias