ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Universitários “enterram” reitora e protestam em forma de rap; assista

Elverson Cardozo | 05/09/2013 16:47
Reitora foi "enterrada" hoje à tarde. (Foto: Marcos Ermínio)
Reitora foi "enterrada" hoje à tarde. (Foto: Marcos Ermínio)

Estudantes, que ocupam a reitoria da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande, realizaram, na tarde de hoje (5), o “enterro simbólico” da reitora Célia Maria Corrêa.

Em protesto, o grupo cravou cruzes no gramado, em frente ao prédio. Uma delas dizia: “Foi tarde, Célia”. Eles também estavam montando um caixão de pallets. Além do ato, alguns, poucos, adotaram o rap como música de protesto.

Pelo menos três, incluindo uma garota, se revezavam no microfone. No improviso, lembraram de algumas reivindicações: o voto partidário e a assistência estudantil, por exemplo.

A ação, informaram, não tem um horário definido para terminar e a ocupação, como estava previsto, deve continuar.

Motivo - Desde o início, os acadêmicos que estão na reitoria evitam falar com a imprensa. Eles estão se manifestando oficialmente por uma página criada no Facebook, onde deixaram registrado:

Estudante adotou o rap para se manifestar. (Foto: Marcos Ermínio)
Estudante adotou o rap para se manifestar. (Foto: Marcos Ermínio)

“Nós estudantes não suportamos mais o descaso da reitoria com a nossa permanência na Universidade. [...] A UFMS passou nos últimos anos por um processo irresponsável de expansão, que colocou vários estudantes dentro da universidade, mas sem dar condições de permanência, e sem se esforçar para ter uma mínima política de assistência estudantil, demonstrando claramente que nós estudantes não somos prioridades na universidade”

Os responsáveis também informaram que precisam usar o Restaurante Universitário, mas o espaço físico, na avaliação deles, não suporta a demanda da universidade e, por isso, não há condições para estudar

“Para a resposta pronta da reitoria que diz não ter dinheiro, perguntamos ao MEC/Governo Federal: É assim que a educação é prioridade? Queremos uma universidade publica, de qualidade e socialmente referenciada”, escreveram.

Assista, abaixo, um trecho do rap que “embalou” a reitoria nesta quinta-feira:

Nos siga no Google Notícias