ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Urbanização sem planejamento coloca córrego em risco

Redação | 21/02/2008 11:30

O afluente do córrego Botas, próximo ao condomínio Alphaville, na região em que será construído o Shopping Iguatemi, na saída para Cuiabá (MT), em Campo Grande, passa por um histórico processo de assoreamento e que tem tomado proporções mais preocupantes nos últimos anos. O Campo Grande News foi ao local e verificou que em alguns pontos o volume de terra dentro do córrego é tão grande que a água encontra dificuldade para passar.

Especialista em recursos hídricos, o engenheiro agrônomo Felipe Augusto Dias explica que o problema é decorrente da urbanização da região, principalmente do bairro Nova Lima, na região do Macro Anel. Com a redução da vegetação, o cascalhamento e a implementação de asfalto nas ruas, parte da água da chuva deixou de ser absorvida pela terra aumentando o volume que escorre e empurra o que encontra pela frente, incluindo a terra em volta do afluente. O problema se agrava no local por causa da fragilidade do solo.

As imagens deixam claro o problema e os riscos do córrego ser completamente assoreado. A erosão já dominou boa parte da área e se aproxima da rodovia.

O engenheiro ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Antonio Carlos Sampaio, diz que a prefeitura já conta com um projeto para corrigir a drenagem, evitando novos assoreamentos, mas admite que o curso d

Nos siga no Google Notícias