ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 25º

Cidades

Uruguaios conhecem Penitenciária Federal de Campo Grande

Redação | 23/09/2009 13:54

Uma comissão de autoridades uruguaias ligadas à segurança pública daquele país esteve em Campo Grande nesta quarta-feira para conhecer o presídio federal. A intenção do governo uruguaio é construir unidades prisionais nos mesmos moldes, a partir do próximo ano.

De acordo com o ministro-interino da Justiça, Luiz Paulo Barreto, o Uruguai se interessou pelo modelo federal brasileiro de prisão devido ao índice zero de motins, aos sistemas de segurança e também por ter reduzido a quantidade de rebeliões nos presídios federais.

Além de conhecer as prisões federais, as autoridades uruguaias também tiveram informações detalhadas sobre outros programas de segurança pública, entre eles o Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania).

Segundo o vice-ministro do interior do Uruguai, Ricardo Bernal, o interesse pelo modelo brasileiro de prisão surgiu porque é um sistema "duro" e que pode ser adaptado à realidade do Uruguai.

Ele explica que o Uruguai tem dado atenção especial ao sistema penitenciário e pretende construir unidades de segurança máxima.

Bernal fala que após a visita ao Brasil irá estudar todas as informações recebidas e aplica-las de acordo com a realidade do país. O vice-ministro e outras autoridades conheceram todas as dependências do presídio e o sistema de segurança.

De acordo com Bernal, no Uruguai há 8,4 mil presos em estabelecimentos penais de segurança mínima e média. A intenção é colocar pelo menos 50 em segurança máxima.

O ministro-interino da Justiça diz ainda que o Peru e a Argentina também já demonstraram interesse no modelo de prisões federais do Brasil. Para Barreto, isso mostra a eficiência do sistema, que ainda precisa ser melhorado.

Segundo Barreto, o sistema precisa constantemente ser "estudado e aperfeiçoado". "Estamos sempre que estar investindo", diz Barreto.

Conforme o diretor do Depen (Departamento Penitenciário Nacional) Wilson Sales Damázio, 10 agentes penitenciários de Moçambique serão treinados no Brasil nos próximos dias. Eles receberão o mesmo treinamento dos agentes penitenciários federais.

Já que todos os presídios federais têm a mesma estrutura

Nos siga no Google Notícias