ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Usinas de etanol e açúcar no Estado são vistoriadas pelo Corpo de Bombeiros

Luciana Brazil | 31/10/2013 09:13
Incêndio no Porto de Santos reforça preocupação do Corpo de Bombeiros em MS. (Foto:Valor Econômico)
Incêndio no Porto de Santos reforça preocupação do Corpo de Bombeiros em MS. (Foto:Valor Econômico)

A grande quantidade de usinas de etanol e açúcar instaladas em Mato Grosso do Sul tem deixado o Corpo de Bombeiros em alerta. As 27 usinas em operação no Estado estão sendo vistoriadas para avaliar a existência do Projeto de Segurança Contra Incêndio, o que garante a segurança do local.

Os recentes incêndios em armazéns de açúcar registrados na semana passada no Porto de Santos, e outro registrado nesta semana na estação de transbordo em Santa Adélia, também em São Paulo, reforçam ainda mais a preocupação dos militares.

Estão sendo avaliados os equipamentos preventivos necessários, o Plano de Emergência e a disponibilidade de Brigadas de Incêndio capacitadas para atendimento de ocorrências, já que as usinas estão instaladas normalmente longe das áreas urbanas, o que dificulta o atendimento imediato do Corpo de Bombeiros.

O engenheiro Mario Borges, diretor da empresa Cosenge, responsável pelos Projetos de Segurança Contra Incêndio de usinas como Odebrecht, Louis Dreyfus e Tonon, ressaltou a quantidade grande de etanol reservado nas usinas e as medidas específicas e necessárias para garantir a segurança de funcionários em casa de ocorrências.

"Em função das grandes quantidades de etanol reservados nas usinas, normalmente com vários tanques com capacidade acima de 20 milhões cada, e também a existência de armazéns de açúcar de grandes dimensões, são exigidos pela legislação, além do sistema de hidrantes, a instalação de equipamentos preventivos sofisticados de geração de espuma, resfriamento de tanques e bacias de contenção para minimizar os riscos envolvidos a atividade", explicou.

Nos siga no Google Notícias