ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 25º

Cidades

Vacina contra sarampo e pólio já está disponível nos postos de saúde em todo MS

Paula Vitorino | 09/08/2011 09:20

Crianças devem receber segunda dose contra pólio

A partir desta terça-feira (9) os pais já podem levar os filhos menores de 7 anos para serem imunizados contra o sarampo e receber a segunda dose contra a poliomielite, paralisia infantil. A pré-campanha está acontecendo em todos os municípios de Mato Grosso do Sul e a vacina é distribuída gratuitamente nas unidades de saúde públicas.

De acordo com a Secretária Estadual de Saúde (SES), a meta é imunizar 95% da população alvo, sendo 234 mil contra o sarampo e 195 mil contra a pólio.

A ação de combate ao sarampo ocorre em intervalos de três a cinco anos, para reforçar a proteção contra a doença e manter o Brasil longe do risco de epidemias. Todas as crianças de 1 até 7 anos incompletos devem receber a vacina.

Já a faixa etária para imunização da paralisia infantil é de 0 a 5 anos. A pólio é uma infecção transmitida por meio do contato com um portador do vírus da doença ou então com fezes humanas. Os sintomas principais são: febre, mal-estar, dor-de-cabeça e em alguns casos incapacidade de mexer os membros.

O Dia D da campanha de vacinação será no próximo sábado (13). Diversos postos móveis serão montados pelos municípios. Na Capital, a vacina estará disponível na Praça Ary Coelho, Shopping Norte-Sul e Campo Grande, além de outros locais de grande concentração de pessoas.

Resultados e investimentos - De acordo com o Ministério da Saúde, neste ano de 2011 foi investido um montante de R$ 46 milhões na campanha, com compra e distribuição de doses da vacina, sendo que R$ 20,2 milhões foram transferidos para os fundos de saúde das Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde.

A intenção da campanha no Estado é obter os mesmo bons resultados alcançados na primeira fase. De acordo com dados da SES, Mato Grosso do Sul superou a meta de 95%, estipulada pelo governo federal e conseguiu contabilizar uma percentagem de 98%, ou seja, 192.226 crianças.

Nos siga no Google Notícias