ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Vacinação contra poliomielite imunizará 60 mil crianças

Redação | 08/06/2009 16:20

A primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra Poliomielite pretende imunizar 60 mil crianças de zero a quatro anos de idade em Campo Grande. A meta é da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde).

Serão 60 unidades básicas de saúde e pontos de imunização em hipermercados e no Shopping Campo Grande. A gerente técnica de imunização da Sesau, Erci Hirota, 750 servidores vão ajudar no dia D da imunização, 20 de junho. A vacina será aplicada antes nos alunos dos Ceinfs (Centros de Educação Infantil).

A poliomielite, ou "paralisia infantil", é uma doença infecto-contagiosa causada por um vírus que se instala agudamente e é caracterizada por um quadro clássico de paralisia flácida de início súbito. Compromete em geral os membros inferiores, de forma assimétrica, e se caracteriza por flacidez muscular (perda do tônus muscular), com preservação da sensibilidade e ausência de reflexos na parte do corpo atingida pela doença.

Os primeiros sintomas da contaminação pelo vírus da pólio podem aparecer de 10 a 12 dias após o contágio. O quadro clínico inclui febre e alterações gastrointestinais, como diarréia. Nos casos mais graves pode aparecer rigidez de nuca, reflexos tendíneos inicialmente hiperativos e que posteriormente são abolidos (quando a doença causa a paralisia).

Nos siga no Google Notícias