ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 30º

Cidades

Vale Renda não cadastrou nem 20% das famílias na capital

Redação | 23/01/2008 08:05

Previsto para ser pago a partir do mês que vem, o Programa Vale Renda - substituto no atual governo do Segurança Alimentar que vigou até o fim do governo Zeca do PT - ainda não cadastrou nem 20% das famílias que deverão receber a ajuda financeira oficial em Campo Grande. A Setass (Secretaria de Trabalho e Assistência Social) estima que serão beneficadas 13 mil familias na capital, mas até agora só 2,5 mil foram cadastradas.

Segundo a secretária de Trabalho e Assistência Social, Tânia Garib, no interior a situação está mais adiantada e pelo menos metade das famílias a serem beneficiadas já foi cadastradas. No total, entre capital e interior, o programa Vale Renda, lançado no dia 17 de dezembro pelo governador André Puccinelli, prevê que 50 mil famílias recebam, por mês, a ajuda de R$ 120.

Conforme a secretária informou, em Campo Grande, foi feito até agora o recadastramento das famílias que eram beneficadas pelos programas sociais do governo passado. Além disso, foi feito um censo das classes D e E para identificar novos beneficiários. Cruzados os dados, foi definido o público alvo a ser cadastrado.

Contratação de urgência - Para dar conta do prazo previsto para o início do pagamento, 18 de fevereiro, o governo decidiu contratar 35 pessoas, por tempo determinado, para fazer o trabalho de ir de casa em casa checar as informações e também fazer esclarecimentos às pessoas candidadas ao benefício.

Tânia Garib explicou que o trabalho é minucioso pois exige checagem de todos os documentos, para evitar fraudes, além da parte de orientação. O titular do benefício precisa estar, por exemplo, com o CPF em dia. No governo anterior, os cadastramentos demonstraram que havia pessoas com direito ao benefício que nem o documento tinham.

A secretária informou que, inicialmente, não havia previsão de contratar mais funcionários, mas disse que como o processo em curso é novo para o governo, adaptações estão sendo feitas quando as necessidades se apresentam.

A inscrição ao processo de seleção foi marcada para hoje, das 8h às 13h, e atraiu centenas de canditados. Antes mesmo de o local de inscrições abrir, havia gente esperando. A secretária diz que o processo de definição dos contratados será rápido, porque a intenção é colocar as equipes nas ruas o mais rápido possível.

Nos siga no Google Notícias